Hoje, 13 estudantes das redes pública e privada representam suas comunidades na tribuna da câmara e experimentam as funções desempenhadas pelos vereadores. A sessão inicia a partir das 18h30min, no plenário da câmara.
Eles usam o espaço para propor sugestões, fazer reflexões e apontar demandas para aperfeiçoar a qualidade de vida da população.
Cada proposta será encaminhada ao Executivo no formato de indicação. A Escola Municipal Arnaldo José Diel participa pela terceira vez do programa. A aluna do 8o ano, Camila Viana da Silva, assume a cadeira da presidência do Legislativo.
De acordo com a diretora Ligia Inês Lohmann, o programa é um espaço para proporcionar autonomia aos estudantes e dar dimensão sobre o trabalho e ações do Legislativo. Para ela, a iniciativa rompe estereótipos criados no cenário político e mostra a importância da representação pública para qualificar a vida da sociedade.
As escolas foram convidadas pela Secretaria de Educação. No fim de setembro, os representantes visitaram a câmara e receberam orientações de métodos para elaboração de projetos e como proceder durante a sessão. A definição dos membros da mesa diretora foi determinada pelos próprios estudantes.
Segundo Ligia, a escola leva a proposta de implantação de cisternas nos colégios da rede municipal. “Nós desenvolvemos diversas ações na área ambiental. No ano passado, levamos essa proposta para implantação na nossa escola. Agora vamos ampliá-la e sugerir para toda rede municipal.”
De acordo com ela, a matéria apresentada em 2016 não saiu do papel. Chegou a ser contemplada no orçamento, mas parou no Setor de Projetos. “Nós sentimos na pele a necessidade de uma cisterna. Com o temporal do início do mês, ficamos dias sem energia elétrica e com isso também houve interrupção do fornecimento de água.”
Sessão mirim
A iniciativa ocorre faz anos, mas foi instituída em lei no ano passado pelo ex-vereador Adriano Scheeren (PSB). O matéria determinava ao Legislativo promover evento no mês de maio durante as comemorações da Mai Fest. Neste ano, a vereadora Débora Martinsa propõe a flexibilização da data para qualquer época do ano.
Vereadores mirins
Camila Viana da Silva – Escola Arnaldo José Diel
Giovana Schröer Albrecht – Colégio Martin Luther
David Ivan Nuñez de – Escola Moinhos
Ana Carolina Arnhold – Escola Pinheiros
Ana Paula Liebenneichler – Escola José Bonifácio
Bianca Maria Palm da Silva – Escola Pedro Jorge Schimidt
Gabriéli Martini – Escola Pedro Jorge Schimidt
Marcela Cavalheiro – Escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer
Muriel Rafaela do Amaral Trapp – Escola Odilo Afonso Thomé
Natanael Ribeiro – Escola Odilo Afonso Thomé
Sofia Eduarda Schulte – Escola José Bonifácio
Vitória Stadtlober – Escola Nicolau Müssnich
Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br