A 1ª Semana Cultural de Teutônia iniciou ontem, 16, na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL). Com atividades programadas até amanhã, o evento reúne alunos das 14 escolas municipais. Shows, apresentações teatrais, Feira do Livro, exposição fotográfica e mostra de trabalhos escolares são algumas atrações. O evento é promovido pela administração pública, por meio das secretarias da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e da Educação.
Conforme o secretário da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Brentano, o objetivo é contemplar a produção artística que ocorre no âmbito escolar e nos núcleos de cultura do municípi. Segundo ele, a Feira do Livro foi transformada em um evento maior, proporcionando aos jovens um ambiente de intercâmbio cultural entre as escolas, assim como um espaço para que a comunidade possa conhecer o que é feito em sala de aula. “Vai ser um divisor de águas a partir deste momento em que se cria uma semana cultural. Se a população respira e vive cultura, eu acredito que nós podemos ter um mundo melhor”, afirma.

Feira do Livro integra as atrações da 1ª Semana Cultural do município. Cerca de 4 mil pessoas são aguardadas até amanhã
O primeiro dia contou com apresentações musicais dos núcleos de cultura da Associação Paz, do Conjunto Instrumental Infanto Juvenil e da banda Alpha Rock, de Imigrante, formada por jovens de 12 a 13 anos.
Também foi entregue a premiação dos três primeiros colocados no 8º Concurso Fotográfico do município. Uma exposição com 21 fotografias foi montada no hall e os visitantes escolheram a melhor imagem. O autor da foto recebeu um prêmio de R$ 500.
Hoje ocorrem mostras de trabalhos, Feira do Livro, teatro e shows de talentos com os estudantes.
Amanhã o encerramento contará com a premiação da Gincana do Conhecimento, competição sobre cultura e conhecimentos gerais que envolve alunos desde o início do ano letivo. Durante os três dias do evento, cerca de quatro mil pessoas devem circular pelo local.
Aproximar escolas e comunidade
“Esse evento tem como culminância o trabalho do professor e da criança dentro da escola, que muitas vezes não aparece e não é levado ao conhecimento da comunidade”, comenta o secretário da Educação, Paulo Brust. “Queremos trazer à nossa comunidade e às nossas escolas a riqueza, não em valores, mas sim em conhecimento. O poder público tem a obrigação de promover um evento como esse que aproxima a escola da comunidade”, complementa.
Uma das principais idealizadoras da Semana Cultural é a coordenadora pedagógica da Educação no município, Edilene Moraes Pereira. De acordo com ela, a ideia surgiu para tornar a leitura mais atrativa aos olhos das crianças. “Queríamos fazer outras atividades paralelas que pudessem despertar mais o interesse na visitação. Além da simples Feira do Livro, temos um espaço de compartilhamento das atividades pedagógicas entre as escolas”, explica.
Alunos da Educação Infantil até o 5º ano ficaram responsáveis pela leitura e releitura de contos clássicos; as turmas de 6º e 7º anos se encarregaram de esquetes teatrais sobre obras de Monteiro Lobato. Aos estudantes de 8º e 9º anos coube a realização de uma mostra fotográfica sobre o cotidiano, inspirada em crônicas da literatura brasileira e estrangeira.
Conforme a diretora da escola Guilherme Sommer, na Vila Popular, Fabiana Lampert, houve o envolvimento de todos os cerca de 400 alunos e professores na realização dos trabalhos. “Todos ficaram encantados. Foi um trabalho riquíssimo, e o resultado está aqui”, comenta.
Serviço
O quê: 1ª Semana Cultural de Teutônia
Onde: Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL) – Rua 1 Leste, 185, Centro Administrativo
Quando: de 16 a 18 de outubro
Entrada: gratuita
Horário de visitação
Hoje – Das 8h às 11h30min, das 14h às 17h e das 19h às 22h
Amanhã – Das 8h às 11h30min e das 14h às 17h.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br