Contra a probabilidade

Grêmio

Contra a probabilidade

Segundo matemático Tristão Garcia, chance de título brasileiro é de apenas 6%

Contra a probabilidade

O Grêmio ainda sonha com o título do Brasileirão e enfrenta o Corinthians amanhã, no Itaquerão, em São Paulo. Mas a distância para o líder ainda é grande: 9 pontos. Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, as chances de título para o time de Renato são de apenas 6%.

Apesar da derrota para o Bahia no domingo, o Corinthians segue com 83% de chances de levantar a taça. O Santos entrou na rodada com 5% de chances de conquistar o campeonato. Os outros dois times ainda com possibilidade de título, segundo Garcia, são Palmeiras e Cruzeiro, com 3% de chances, cada.

Na opinião do técnico do Corinthians, Fábio Carille, a equipe será campeã se conquistar mais cinco vitórias nas dez rodadas restantes. Por isso, ele trata o jogo com o Grêmio como uma final. A próxima rodada, no entanto, pode mudar os prognósticos de Carille. Caso o Grêmio vença no Itaquerão, a vantagem do Corinthians na ponta da tabela cairá para 6 pontos.

Para diminuir a diferença, o Grêmio terá o retorno do atacante Luan. Ausente desde 23 de agosto, na derrota nos pênaltis para o Cruzeiro pela Copa do Brasil, o atacante pisará no gramado da Arena Itaquera. Mas o último treinamento, que será realizado em Curitiba, definirá quanto tempo Luan ficará em campo. Passada a partida contra o Corinthians, uma nova estratégia será anunciada. Como Luan precisa de ritmo de jogo, a direção não descarta que ele possa enfrentar também o Palmeiras no domingo, mesmo dia da viagem a Guayaquil para o início das semifinais da Libertadores.

Ausente faz cerca de dois meses, Luan retorna para a partida com o Corinthians

Ausente faz cerca de dois meses, Luan retorna para a partida com o Corinthians

Desempenho idêntico no returno

Há três meses, após a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Grêmio estava a 10 pontos do líder Corinthians, o técnico Renato Portaluppi fez uma ousada previsão. “O Corinthians vai despencar. E o pessoal que está chegando vai chegar. O segundo turno vai ser diferente. O Grêmio tem muita chance,”disse.

O gremista acertou ao indicar uma queda de rendimento do Corinthians. Mas ignorou o fato de que a própria equipe também não conseguiria se manter com alto rendimento.

Invicto no primeiro turno, o Timão já perdeu quatro das nove partidas do returno. O Grêmio perdeu cinco. Ao contrário do que projetou Renato, nenhum rival conseguiu colar no líder.

Tabu

Amanhã, o Grêmio viaja a São Paulo onde tenta a última cartada para continuar vivo na luta pelo título. Além da dificuldade de encarar o líder Corinthians, o time gaúcho precisa quebrar o tabu de nunca ter vencido na casa do adversário.

Desde 2014, quando o estádio foi inaugurado, o Grêmio jogou três vezes. Foram dois empates e uma derrota. Para piorar o retrospecto, o time gaúcho só marcou um gol e levou dois.

Acompanhe
nossas
redes sociais