Defesa Civil mantém alerta de enchente para o fim de semana

Vale do Taquari

Defesa Civil mantém alerta de enchente para o fim de semana

Previsão é de chuva no sábado e sol no domingo. Ao menos 10 famílias serão removidas de casas

Defesa Civil mantém alerta de enchente para o fim de semana
Vale do Taquari

As equipes de Defesa Civil seguem em alerta durante o sábado e o domingo. Conforme as primeiras estimativas, o Rio Taquari deveria atingir a cota dos 21 metros até a meia-noite dessa sexta-feira. Só em Lajeado, duas famílias já foram retiradas de casa e a expectativa é remover outras dez ou 12. A maioria é de moradores do chamado “Cantão do Sapo”, na rua Francisco Oscar Karnal, área central da cidade.

“O nível do rio Taquari está subindo devagar. Entretanto, e com base nos dados, trabalhamos com a expectativa de continuar subindo até por volta da meia-noite de sexta-feira”, adianta o chefe da Defesa Civil de Lajeado, Heitor Hoppe.

Nessa sexta-feira, por volta das 10h, o rio atingiu 18m76cm em Lajeado. Havia subido 11centímentros entre 9h e 10h. O nível normal é de 13 metros. De acordo com Hoppe, se chegar à cota dos 21 metros, mais de 15 famílias serão retiradas de casas. “Estamos monitorando o comportamento do rio e vamos retirar as pessoas antes que as águas atinjam as residências”, esclarece.

08_AHORA

De acordo com a Defesa Civil de Lajeado, aquelas famílias que não conseguirem se abrigar em casas de parentes serão levadas para o Centro Esportivo Municipal (CEM) Mário Lampert, no São Cristóvão. As secretarias de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Meio Ambiente (Sema) e Saúde (Sesa) estão mobilizadas na assistência prestada junto ao abrigo montado no CEM. No local, serão servidos café, almoço e janta.

Já o Departamento de Trânsito segue monitorando as vias principais que costumam ser atingidas durante períodos de chuvas intensas. Entre essas, a rua Arnoldo Uhry, entre os bairros Moinhos e Jardim do Cedro, e as vias Francisco Oscar Karnal, Décio Martins Costa, Santos Filho e Carlos Sphor Filho, todas no centro. Essas alagam quando o nível do rio ultrapassa o nível de 20,5 metros.

Os telefones de contato da equipe de Defesa Civil para mais informações são 3982-1150, 9 9828-4971, 9 9725-7381 e 9 9503-8930. A sede do órgão municipal está localizado em uma casa dentro do Parque do Imigrante, no bairro Alto do Parque.

Em Conventos, as bocas de lobo transbordaram e invadiram ruas e casas

Em Conventos, as bocas de lobo transbordaram e invadiram ruas e casas

Novos pontos de alagamento em Conventos

A forte chuva durante o feriado causou transtornos a dezenas de moradores do bairro Conventos. As águas invadiram pelo menos cinco casas. Isso porque, segundo testemunhas, as bocas de lobo dos loteamentos Parque I e II não deram vazão e transbordaram, invadindo ruas, casas e comércios daquela região. Dentro de algumas casas, a água atingiu quase meio metro de altura.

Já nessa sexta-feira, diversos pontos da ERS-421 (rua Pedro Theobaldo Breintebach) também ficaram alagados. De acordo com o secretário da Seosp, Cassiano Jung, mesmo se tratando de um trecho sob responsabilidade do Daer, por se tratar de uma rodovia estadual, o governo municipal trabalhou na limpeza da pista de rolamento, calçadas e valetas daquela via.

Segundo Jung, a tubulação foi insuficiente para a vazão da água. “Foi muita água. E somando a isso tem o crescimento do bairro, com os novos loteamentos, e onde as águas acumularam”, opina o agente público. “Fizemos limpeza para amenizar. Como é uma rodovia de concessão do Daer, podemos tratar com o órgão para resolver. Mas isso depende de convênios”, resume.

Além das ruas inundadas, a Seosp verifica outros danos causados pelas chuvas. Em São Bento, por exemplo, dois pontilhões nas ruas João Benno Mallmann e Aloísio Lenz foram danificados. Ambos são acessos alternativos para a ERS-413, que dá acesso ao bairro e também para ao município de Santa Clara do Sul durante as obras da nova ponte sobre o Arroio Saraquá.

08_AHO2RA

 

Demais cidades com problemas

Em Arroio do Meio, ficou parcialmente interrompida a travessa Pedro Schweizer, no bairro Aimoré. Se o rio alcançar a cota de 20 metros, serão fechadas, também, as vias Dom Pedro II e Estrada dos Wünch, no centro.

Já em Cruzeiro do Sul, a Defesa Civil interditou a rua Dom Pedro II, no bairro Cascata. Na manhã de sexta-feira, foi realizada a limpeza da ponte sobre o Arroio Sampaio, em Boa Esperança Alta, para liberar o fluxo de veículos.

Pelo menos cinco vias ficaram parcialmente interditadas em Estrela: Mathias Petter Sobrinho, no Imigrantes; Estrada Municipal da Cascata; rua Albino Francisco Horn; rua Nicolau Hoss, na ponte que liga São José a Novo Paraíso; e a Travessa Müller, ligando São Jacó a Novo Paraíso. Apenas uma família foi removida na rua João Lino Braun, no Boa União.

Em Colinas, o acesso pela ERS-129 foi inundado.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais