Região quer audiência com TCU sobre pedágios na BR

Vale do Taquari

Região quer audiência com TCU sobre pedágios na BR

Codevat lidera grupo para reduzir valor da tarifa-teto definida pela ANTT

Região quer audiência com TCU sobre pedágios na BR
Vale do Taquari

Representantes de diversas entidades de classes se reuniram na manhã de ontem para debater formas de minimizar os impactos da concessão da BR-386. Com a certeza de quatro praças de pedágios na rodovia federal a partir do segundo semestre de 2018, o objetivo dos líderes regionais é tentar retirar a tributação sobre os valores da tarifa.

Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão intitucional ligado ao Ministério dos Transportes, a tarifa-teto básica ficou em R$ 7,48. O valor é considerado alto e desproporcional por membros do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Associação de Municípios (Amvat) e Câmara de Indústria e Comércio (CIC).

Na reunião de ontem, informa Cintia Agostini, presidente do Codevat, também participaram representantes da Associação dos Vereadores do Alto Taquari (Avat) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grandeo do Sul (Setccergs).

“Juntos, vamos encaminhar um pedido de audiência junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Vamos debater com eles a questão tributária. Decidimos ir juntos para seguir pressionando”, resume Cintia.

Desde o início das audiências, em fevereiro passado, um Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes dos vales do Taquari, Alto do Botucaraí e Caí realiza di reuniões com integrantes da ANTT. Desde então, conseguiram reduzir o preço do quilômetro cobrado – de R$ 0,13 para R$ 0,11. No entanto, a meta do grupo é reduzir a R$ 0,09. Assim, a tarifa- teto ficaria próxima de R$ 6.

Contrapartidas da concessão

A ANTT cobrará da concessionária vencedora do edital de licitaçao toda a duplicação da rodovia entre Lajeado e Carazinho. Também está prevista uma terceira pista entre Lajeado e Estrela com novas pontes no trajeto, e passagens inferiores aos bairros Olarias e Conventos. A União estima um investimento de R$ 15 bilhões em 30 anos nas BRs 386, 290, 101 e 448.

A concessionária também precisa, entre outras obrigações, instalar 312 câmeras de alta resolução em 100% dos trechos concedidos, 12 Bases de Serviços Operacionais e quatro postos de pesagem.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

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