A 12ª edição da Oktober Freund Fest – festa da alegria na cidade da amizade – ocorre no dia 21, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana. O objetivo é resgatar as tradições e costumes das festas alemãs. Comidas típicas, chope, música e dança farão parte da programação.
O evento, realizado pela comunidade evangélica com apoio do governo municipal, inicia às 18h30min com o desfile saindo do Posto Volken até o pórtico da festa. A partir das 19h30min, ocorre a solenidade de abertura. Em seguida, as apresentações de grupos de danças alemãs. Às 22h, inicia o baile animado pela Banda K’necus. Haverá venda de chope Brahma.
Para este ano, uma novidade: a reserva de chopeiras de dez, 30 e 50 litros. O ingresso pode ser adquirido por meio da compra da Ação Entre Amigos por R$ 10, que dá direito à entrada livre no evento. O visitante ainda concorre aos cinco prêmios sorteados na noite da festa. O mesmo valor da entrada vale para aquisição de ingresso na hora.
“Desejando manter essa Festa da Alegria na Cidade de Amizade, planejou-se um desfile típico, solenidade de abertura, café colonial, encontro de danças folclóricas alemãs e um excelente baile com muito chope, que se tornaram a marca dessa festa. Será com muita alegria que receberemos as pessoas em nosso evento”, enaltece a pastora da comunidade evangélica, Margane Beatriz de Vargas.
Café Colonial
Na programação deste ano foi incluído o Café Colonial. A atração substitui o jantar típico. Estarão disponíveis 25 tipos de prato. Schimiers, mel, melado, nata, cuca recheada e simples, torresmo, tortas doces e salgadas, pão de milho, pastéis, linguiça, salame, grostoli, rosca, pizza, piclês, picados de carne assada são algumas das delícias que poderão ser degustadas. As guloseimas serão preparadas pela diretoria da comunidade. O valor será 35 o quilo, a partir das 19h. Para participar, é necessário adquirir ingresso.
Histórico da festa
Na história das comunidades evangélicas luteranas de todo o mundo, sempre existe ênfase na comemoração de uma data – 31 de outubro: Dia da Reforma. Em 2003, alguns integrantes da comunidade evangélica começaram a resgatar esse evento. Como a maioria deles era de origem alemã, resolveram então fazer uma Oktoberfest.
Até 2010 o evento foi realizado pela comunidade evangélica e Colégio Sinodal com a finalidade de manter a igreja e a escola. A festa foi realizada nos anos de 2003 e 2004 com o nome de Oktoberfest. Já o nome atual, Oktober Freund Fest, foi definido em 29 de julho de 2005 em homenagem aos 50 anos de Roca Sales.
O primeiro responsável pela comissão foi Ilmo Horst, com o apoio de Rovena Redecker, Helena Koste, Tânia Hennig e Suzana Stapenhorst. No ano seguinte, Nélio José Vuaden foi o responsável pela comissão, junto com Helena Koste, Rovena Redecker e Suzana Stapenhorst. A partir de 2007, Vuaden assumiu como primeiro presidente da Oktober Freund Fest, seguido de Paulo Germano Koste, em 2009, e Kurt Koste, em 2010. Em 2011, Koste voltou a presidir a 7ª Oktober Freund Fest.