Com o objetivo de estimular a decoração natalina nos estabelecimentos comerciais, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia abriu inscrições para o concurso Neste Natal, deixe sua vitrina legal. A campanha premiará as dez empresas com as ornamentações mais criativas, a serem selecionadas por uma comissão avaliadora. As inscrições podem ser feitas pelas empresas associadas à CIC até 3 de novembro, na sede da entidade (avenida 1 Sul, 77).
Com mais de dez anos de existência, o concurso busca incentivar empresários a colocar suas lojas no clima natalino, de modo a embelezar a cidade e atrair mais clientes no período de fim de ano. Conforme a secretária-executiva da CIC, Carina Schulte, o concurso já é tradicional no município. A competição era conhecida como A mais bela vitrina, condecorando somente os três primeiros colocados. O novo formato foi implementado em 2015, quando a premiação passou a ser distribuída as dez empresas mais destacadas.
Neste ano, a novidade será a realização de um curso de vitrinismo gratuito, em que todas as empresas participantes poderão inscrever um representante cada. “Muitos acham que precisam investir altos valores para realizar uma boa decoração. Esse treinamento mostrará justamente o contrário, que é possível montar uma bela vitrina natalina com poucos gastos, usando a criatividade e reaproveitando materiais”, afirma. Denominado Vitrinas Natalinas – construindo um sonho de Natal, o curso ocorrerá em 7 de novembro, durante a manhã e a tarde, no Auditório 1 da CIC.
Iluminação, brilho, criatividade, fachada, uso de materiais e originalidade serão os critérios da comissão avaliadora, formada por arquitetos, decoradores, profissionais da área cultural e fotógrafos. A avaliação será feita entre 11 e 15 de dezembro. As empresas destacadas receberão troféu, cestas de produtos e jantares gratuitos para dez pessoas em uma pizzaria.
Poucos investimentos para grande retorno
Gerente de uma das lojas condecoradas em 2016, a comerciante Maria do Carmo Trisch Hauschild promete dedicação máxima para ganhar o troféu pela terceira vez consecutiva. “A gente sempre gosta de estar em destaque. O que estiver dentro do nosso alcance para participar e se destacar entre os demais, nós faremos”, comenta.
Maria do Carmo conta que apenas as três funcionárias da filial da empresa onde trabalha se envolveram na decoração no ano passado, sem grandes investimentos, garantindo um ótimo retorno em termos de visibilidade e aumento de vendas. “O retorno vale, porque os clientes entram, elogiam bastante a loja e a vitrina”, afirma.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br