A cada trimestre, o município leiloa uma média de 400 mil quilos de lixo reciclável. Nos próximos dias, a administração municipal negocia uma nova remessa. A data prevista é o dia 25, mas pode ser alterada. O valor obtido tem variações em cada processo de acordo com a procura.
Segundo a encarregada de setor, Rosângela Johann, os principais compradores são empresas em busca de matéria- prima para produção de vassouras ou plásticos em geral. O município recolhe em média 460 toneladas de lixo reciclável por mês. Cada habitante gera cerca de 15 quilos de resíduos.
De acordo com ela, a quantia produzida está dentro dos padrões do país. Dois contratos garantem o recolhimento de resíduos secos e orgânicos. Ambos passam por triagem na Usina de Tratamento de Lixo. “O orgânico passa por triagem porque a população ainda não faz a separação adequada dos resíduos e por isso é necessário fazer a separação.”
Os materiais reciclados são leiloados. Segundo ela, a Secretaria de Habitação Trabalho e Assistência Social estuda a implantação de uma cooperativa de recicladores. “É apenas uma avaliação. Já analisamos diversas experiências. Em alguns municípios, os resultados foram desastrosos. Por mais que uma cooperativa possa gerar emprego e renda, ela precisa estar muito organizada e funcionar bem para atingir os resultados necessários.”
No total, serão oferecidos 416,6 mil quilos de materiais, entre os quais, garrafas PET, plástico mole, papel, papelão, caixas longa vida, alumínio (latas), vidro quebrado, vidros de conserva, entre outros.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, somente em sacolas plásticas brancas, são cem mil quilos disponíveis. De garrafas PET branca e verde, estão sendo ofertados 17,3 mil quilos, além de 80 mil quilos de plástico mole misto; 23 mil quilos de papelão colorido; 70 mil quilos de vidro quebrado e quatro mil vidros de conserva.
Os objetos do leilão estão disponíveis para avaliação dos interessados na Usina de Reciclagem do município, no Distrito da Delfina. O edital com as informações está disponível no site do município.