Alunos reformam veículo de asilo

Lajeado - Boa ação

Alunos reformam veículo de asilo

Projeto Lata Velha ajudará entidade a economizar cerca de R$ 3,4 mil

Alunos reformam veículo de asilo
Lajeado

Estudantes dos cursos técnicos em Comunicação Visual, em Manutenção Automotiva e em Vendas da Univates unem conhecimentos no projeto Lata Velha. Desde julho, trabalham na reforma de um veículo do Lar de Idosos Santa Rita, de Guaporé. A instituição de 20 anos atende 15 idosos e depende de doações.

A iniciativa surgiu a partir do artigo de final de curso da professora Elise Bozzetto no curso de Pós-Graduação em Docência Profissional. Segundo ela, a ideia inicial do projeto era reformar um veículo de uma entidade social utilizando os conhecimentos em Comunicação Visual (para adesivagem), de Manutenção Automotiva (manutenção mecânica, elétrica e suspensão) e os de Vendas (para buscar parceiros que se engajassem no projeto como apoiadores).

O objetivo principal do projeto integrador é contemplar a aprendizagem por meio da prática. Os estudantes resolvem de forma multidisciplinar e em equipe um problema real da entidade. Em julho, os alunos da disciplina de Manutenção de Motores efetuaram um diagnóstico geral do veículo, revisaram e listaram as peças necessárias para o reparo.

Em seguida, os alunos de Estratégias de Compras e Negociação, capitaneados pelo coordenador e professor do Técnico em Vendas, Cristiano André Both, buscaram parceiros para compra dos equipamentos e peças. As empresas que abraçaram o projeto foram a Auto Peças Zagonel e a Mondial Veículos.

“A entidade receberá um carro seguro e totalmente revisado. Se isso fosse feito em uma oficina, o custo de mão de obra e de peças giraria em torno de R$ 3,4 mil ”, comenta o coordenador do curso Técnico em Manutenção Automotiva, Edson Antenor Scheuermann. A empresa Mayerle, de Lajeado, também fornecerá a adesivagem do veículo.

Para o estudante do curso Técnico em Vendas, Alexandre Feraboli, participar da atividade está sendo gratificante. “Esse tipo de projeto possibilita um complemento à formação, ajudando a ver os aspectos humanos na formação profissional, que vai além de aprender técnicas de venda de produtos, resultando no crescimento pessoal”, enfatiza.

Acompanhe
nossas
redes sociais