Com a intenção de promover uma maior aproximação entre o parque tecnológico e o setor empresarial, a Univates realizou a segunda-feira edição do evento Inova Tecnovates nessa quinta-feira.
Realizada em parceria com a Acil, a ação apresentou para empresários e estudantes projetos desenvolvidos na incubadora e no parque tecnológico da Univates e os novos cursos da universidade voltados para o mercado da inovação.
Os professores Odorico Konrad, Juarez Ferla e João Henriques iniciaram o painel abordaram as perspectivas para a inovação na pós-graduação. Eles falaram sobre as possibilidades criadas por meio de pesquisa realizadas pela instituição, como a que desenvolve a purificação do biogás para gerar combustível.
Representantes das empresas Retta, Alvap e LZR Engenharia apresentaram produtos e serviços desenvolvidos por meio da incubadora tecnológica da Univates, apontando as vantagens do modelo de parceria no desenvolvimento dos negócios.
Para o presidente da Acil, Miguel Arenhart, o evento mostra que a Univates conseguiu fazer uma leitura adequada do mercado e está preparada para o futuro. Segundo ele, a universidade sai na frente diante de um cenário que a sociedade ainda está conhecendo. “É muito importante que a comunidade tenha conhecimento do que está acontecendo aqui do lado da nossa casa”, ressalta.
Diretor da Sorvebom, Martin Eckardt enalteceu a iniciativa e ressaltou o potencial para gerar desenvolvimento. “Todas as regiões que têm uma universidade de portas abertas para o empresários formam parcerias com empresas e entidades como a Acil, se destacam e evoluem”, ressalta. Segundo ele, a Univates tem o empreendedorismo em seu DNA e está sempre aberta para ouvir as demandas do setor.
De acordo com a coordenadora do Inovates, Cintia Agostini, a relação entre o Tecnovates e o mercado empresarial passou a ser intensificada a cerca de um ano, com a estruturação completa do parque. Segundo ela, a estrutura só tem razão de existir no momento em que está aberta aos empresários e comunidade.
Hoje, a incubadora tecnológica tem dez negócios em fase de planejamento e cinco na fase de implementação, além de outras 30 empresas parceiras.
Novas graduações
Professor do curso de Liderança Empreendedora e Inovação, Marcos Turatti falou sobre o curso inédito que iniciará em 2018 na Univates. Segundo ele, os estudantes farão uma verdadeira imersão no mundo empresarial, e desde o início da graduação deverão criar uma empresa.
“Em oito semestres, terão uma experiência que adquiri em dez anos de mercado”, afirma. As aulas serão nos turnos da manhã e tarde, com 4,8 mil horas de atividades. Será aberta uma turma por ano, com 40 vagas.
Em seguida, o professor do curso de Engenharia Biomédica, Cristian Pohl Meinhardt, apontou as diretrizes da graduação que também estreia em 2018. Conforme Meinhart, o curso foi criado para suprir uma demanda reprimida do mercado, que não tem profissionais capazes de aplicar os conceitos de engenharia na saúde.
O profissional da área se habilita a manipular a tecnologia utilizada na criação de próteses, tecidos artificiais, equipamentos de reabilitação clínica, entre outros que auxiliem pacientes ou facilitem o trabalho dos profissionais da área médica.
Para Eckardt, os novos cursos apresentados mostram o quanto a universidade está empenhada em suprir as demandas contemporâneas. “São iniciativas e formas inovadoras de melhorar a vida dos empresários e também dos alunos.”
Virada empreendedora
Turatti também falou sobre a Virada Empreendedora, evento voltado para interessados no curso de Inteligência e Inovação. Terá 12 horas de duração entre a noite do dia 20 e a manhã de dia 21. De acordo com Turatti, os participantes deverão desenvolver práticas voltadas para o empreendedorismo, estimulando ideias capazes de trazer soluções para problemas do dia a dia.
A ação ocorre no Tecnovates e terá palestra dos gestores do Marreta Pub, Rodrigo e Vagner Kober, além de uma esquete teatral e apresentação musical. A atividade será coordenada pelo professor Eloni Salvi.
A inscrição é gratuita e pode ser realizada em http://univates.br/agenda. Todos os participantes terão isenção da taxa de inscrição do vestibular de verão da universidade. Os três grupos melhores avaliados receberão kits de brindes. Já os primeiros colocados terão a inscrição no Startup Weekend paga pela Univates.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br