A 24ª edição do Intercâmbio de Teatro da rede Sinodal de Educação (Intese) ocorreu nessa sexta-feira no Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat). A programação integrou cerca de 200 alunos do 6º ao 9º ano de dez escolas da região.
O objetivo do evento é a troca de experiências entre os estudantes. Após cada um dos 11 espetáculos encenados, os alunos debatiam a peça e faziam colocações a respeito da apresentação.
Para a coordenadora do evento, Cristiane Schneider, o intercâmbio vem crescendo ao longo dos anos. Além do teatro fazer parte do currículo, os estudantes interessados também participam dos grupos no turno inverso ao escolar uma vez por semana.
“Despertar neles o gosto pela arte é a principal finalidade, o que é super saudável. Lemos bons textos, ouvimos boas músicas, temos conversas culturais e espaços para discussões”, diz Cristiane sobre os grupos de teatro das escolas da rede sinodal.
A aluna no 3º ano do Ceat, Amanda Bergamann, 17, participou de todas as edições desde a 6ª série até o 9º ano e agora participa do Atese, direcionado ao estudantes do Ensino Médio. “Sempre gostei de teatro. Participar dessas programações era algo que eu esperava muito. Fiz muitos amigos. A gente pode mostrar a nossa arte e aprender com os outros. Abre a nossa mente para novos conceitos”, destaca.
Segundo Amanda, a atuação teatral a ajudou no desenvolvimento pessoal e no rendimento escolar, bem como na melhora da comunicação interpessoal. A estudante se prepara para prestar vestibular para Medicina.
De aluno a professor
Rangel Lange, 23, é professor de teatro do Colégio Sinodal de Conventos desde 2014. Ele estudou no Colégio Gustavo Adolfo no São Cristóvão. De 2002 a 2010, participou do grupo de teatro da escola e dos Intese e Atese. “O fato de eu ser professor de teatro hoje se deve a eu ter participado de eventos como esse. Eu era retraído e tinha vergonha. Eventos assim são uma experiência sem igual e para toda a vida”, comenta.
Destaca que ainda quando estudante começou a ajudar os professores na produção das peças.
Integração
Segundo a coordenadora pedagógica de atividades optativas do Ceat, Lisneia Beatris Schrammel, o Intese serve como um palco para iniciantes. “É um espaço de mostra dos alunos e de troca de experiências, onde cada grupo também expõe aos demais como foi a preparação do espetáculo”, salienta.
Para a orientadora educacional do colégio, Laura Oppermann Elter, o roteiro é escrito pelos alunos com apoio dos professores. A finalidade é ser uma oficina de criação e de criatividade com o desenvolvimento de técnicas específicas pelos professores.
Gesiele Lordes: gisele@jornalahora.inf.br