A figura do professor acompanha a vida de todos. Cada um guarda na memória as lições dos mestres. Seja nos primeiros anos de alfabetização, no Fundamental, Médio, por vezes, passando pela graduação, mestrado ou até mesmo no doutorado. É fundamental reconhecer a importância e o esforço desses profissionais.
Em um momento como este, em que há uma desvalorização sistêmica do professor devido, em primeiro lugar, à incapacidade do Estado em garantir o pagamento do salário, também à falta de estrutura das escolas públicas e à carga de trabalho elevada, menos pessoas se mostram interessadas em seguir nessa atividade.
Não há como melhorar a qualidade do ensino sem investir na qualificação e no salário dos professores. Sem esse reconhecimento, a renovação do quadro extingue-se à míngua. Falta uma semana para o Dia do Professor e nessa data é preciso relembrar que não se faz uma sociedade mais justa, consciente e crítica sem ensino de qualidade.
[bloco 1]
Todo esse processo passa pelas mãos e pela mente dos professores. No próximo domingo, no dia dedicado a eles, é preciso lembrar o óbvio. Graças aos educadores que se têm médicos, advogados, engenheiros, jornalistas e tantos outros profissionais importantes à comunidade.
Antes de chegar nessa fase, há um ensino de base, em que está o calcanhar de Aquiles do modelo educacional do país. Nesse ponto, a responsabilidade por formar os jovens tem recaído sobre os ombros do professor. Essa carga precisa ser dividida. Muitas famílias têm terceirizado a educação dos filhos. Os pais e mães devem participar desse processo, afinal, a educação vem de casa. Já o ensino é onde entra o professor.
O pensador Pitágoras, pai do conceito de Justiça, cerca de 500 a.C, tornou célebre a frase: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens.” Essa afirmativa tem um sentido amplo e muito válido diante dos problemas da sociedade. Ainda que a Constituição, no artigo 227, trate da importância da infância e dê prioridade aos diretos das crianças e adolescentes, ao oferecer um sistema educacional falho e desmotivador, é impossível fazer os estudantes verem o benefício de se dedicarem às aulas.
Editorial
Reconhecimento se faz com valorização
A figura do professor acompanha a vida de todos. Cada um guarda na memória as lições dos mestres. Seja nos primeiros anos de alfabetização, no Fundamental, Médio, por vezes, passando pela graduação, mestrado ou até mesmo no doutorado. É fundamental…