O hábito de ler transforma. Quanto mais se dedicar, mais capacidade cognitiva os estudantes adquirem. Com vistas a esses benefícios, o governo municipal promove a II Feira do Livro. O evento conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires.
A coordenadora de Cultura do município, Sabrina de Freitas, conta que a organização pensou em atividades para todos os públicos. “Nossa expectativa foi além do esperado, ver o público interagindo é gratificante”, ressalta.
Segundo ela, houve lotação em todas as noites. “Espero que nos próximos anos esse evento aconteça e que fique marcado no calendário do município.”
O estudante Jeferson Vianna, 25, lê todos os dias. “O evento é algo que está acontecendo pela segunda vez aqui na cidade, e tudo que envolve leitura é sempre bom.”
A fotógrafa Alice Sulzbach ressalta a importância de promover eventos como esse. “Estou adorando a programação e torço para se tornar uma tradição na cidade.” Para ela, é preciso fortalecer as atividades culturais no município.
Além das bancas de livreiros, a programação inclui diversas atrações infantis e infanto-juvenis como apresentações teatrais e espetáculos musicais. Na noite de quarta-feira, Thedy Correa falou sobre a importância da leitura para o indivíduo. Na avaliação dele, quanto mais a pessoa lê, mais preparada ela está, seja para conseguir o emprego dos sonhos ou até mesmo conquistar o grande amor.
Outra atração foi o músico, compositor, escritor, ativista e criador da banda Detonautas, Tico Santa Cruz. Na noite de quinta-feira ele instigou os presentes, em especial os jovens, com seu Diálogos com a Juventude.
Também ocorreram apresentações das escolas infantis municipais ao longo da programação.
Programação
Dia 7, sábado
10h – Palestra com o promotor de Justiça Roberto Carmai Duarte Alvim Junior. Temática: Empoderamento do Professor
16h – Espetáculo Teatral Pum Histórias Mal Cheirosas com a Makki Produções
18h – Lançamentos de livros e bate-papo com escritores
19h – 1° mostra de video-clip estudantil
Dia 8, domingo
Das 10h às 12h – Rua do Lazer – Sesc e Interact
Das 14h às 17h – Rua do Lazer – Sesc e Interact
17h – Espetáculo O Homem Banda – CIA 1PÉDE2
18h – Encerramento.
“O que está faltando é uma educação voltada aos princípios”
O professor de Filosofia Gelson Weschenfelder foi um dos palestrantes.
As feiras são uma ferramenta válida para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade da leitura? Qual sua avaliação?
A leitura transforma vidas, você vai entender e compreender melhor aquilo que está vivendo, é uma ótima ferramenta de desenvolvimento intelectual e social. Os livros fazem o leitor viajar. Hoje não somos um povo letrado, mas, ao mesmo tempo, temos grandes índices de leitura, os jovens estão lendo mais. Eu fico muito feliz em ver as cidades promovendo feira de livros.
Existem outras formas de criar o hábito pela leitura? Quais?
Há diversas formas. Uma delas é a partir da música. Em diversas comunidades, se trabalha o rap. Para fazer rimas, é preciso conhecimento. Em resumo, não tem uma receita, precisamos ver como podemos inserir o gosto pela leitura em cada comunidade, não tem uma fórmula secreta.
Com o avanço das tecnologias de comunicação, as pessoas estão lendo mais? Como isso interfere nas relações?
Sobre ler mais, sim e não. A leitura feita na internet vem com as respostas prontas. As pessoas não buscam uma autonomia de conhecimento. Mas também tem a divulgação de muitas obras importantes.
Sobre as relações, ao mesmo tempo em que a internet dá voz para quem é excluído, também dá voz aos idiotas. Hoje eu vejo alguém manifestar algum sentimento, me dá o direito de manifestar o meu também. As pessoas não estão conseguindo dividir o que deve e o que pode ser falado.
Marieli Rosa: marieli@jornalahora.inf.br