Os recursos à construção de uma rua coberta, próxima ao Centro Administrativo, foram retirados de verba pertencente a outro projeto da gestão anterior. A afirmação foi feita pela vereadora Aline Kohl (PP), na sessão dessa quinta-feira, 5.
Para ela, houve desvio da finalidade de R$ 249,6 mil obtidos por meio de emenda parlamentar, em 2016. O montante estava destinado à implantação de uma concha acústica no Parque de Eventos.
Secretária de Juventude, Esporte e Lazer do governo passado, Aline afirma que o valor foi conquistado para contemplar o projeto solicitado por jovens da cidade, na Conferência Municipal da Juventude de 2015. Oriundo do Ministério do Turismo, o dinheiro foi captado com auxílio do deputado federal Afonso Hamm (PP) e empenhado nas contas do município no fim de 2016. Com o mandato encerrando, a gestão anterior não conseguiu executar a construção.
“Não sou contra a rua coberta, mas esse recurso deveria atender ao pedido dos nossos jovens”, comenta a vereadora. Ela diz causar “estranheza” o fato de a criação da concha acústica também estar no plano de governo do atual prefeito, Jonatan Brönstrup, durante as eleições. “Se o recurso já estava garantido, por que não executar?”, questiona. Segundo Aline, a juventude já tem pouca participação na política e, quando manifesta suas reivindicações, elas são ignoradas.
No Sistema de Convênios (Siconv) da União, o recurso está cadastrado como Reestruturação do Centro de Eventos. Na justificativa, consta “a construção de um palco” como meta da reestruturação. “A atual gestão poderia ter buscado outro recurso para construir a rua coberta”, critica a vereadora.
Decisão do Executivo
O secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Brentano, informa que o projeto de construção da rua coberta prevê também a criação de um palco. Ele confirma que a origem dos recursos é a emenda parlamentar conquistada na gestão anterior. “A emenda vem apenas como uma sugestão. A decisão sobre onde vão os recursos cabe ao Executivo”, rebate.
Além de reduzir os custos do uso de lonas para a praça de alimentação da Festa de Maio, a rua coberta será um espaço permanente para a realização de feiras de produtores locais, brechós solidários e reunião de jovens, que contarão com um palco ao ar livre, conforme o secretário.
A expectativa do governo é de concluir as obras até o fim do ano. A criação da concha acústica segue nos planos da administração, a ser proposta até o fim do mandato. “Acredito que hoje a necessidade maior do município é a construção da rua coberta”, pondera Brentano.
Contas do ex-prefeito
Na sessão plenária dessa semana, um requerimento para estender em 15 dias o prazo da análise das contas de 2015 do Executivo foi aprovado pela maioria dos vereadores. A Comissão de Finanças terá agora 3 de novembro como data limite. Conforme o proponente, Claudiomir de Souza (PP), presidente da comissão, a CPI que investiga as contas do ex-prefeito Renato Altmann pode trazer elementos a serem considerados. “A população nos cobra transparência. Precisamos tomar nossa decisão baseada em fatos, e não em ilações”, argumenta.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br