O concurso de vídeos do Cipave estimula a união da comunidade escolar. Na região, 27 colégios participam da competição
Tamo Junto com o Cipave. Cerca de 165 instituições de todo RS disputam a premiação.
A proposta incentiva a cultura da paz nas escolas por meio de ações de prevenção de conflitos e de combate ao bullying. Até a tarde de sexta-feira, a Escola Estadual São João Bosco, de Lajeado, liderava a votação com mais de 201 mil votos. O Instituto Estrela da Manhã (IEEM), de Estrela, vem logo atrás com 193 mil votos. Em poucas horas, cada um conquistava cerca de mil votos.
A votação se estende até domingo e segue mobilizando a comunidade escolar. O resultado será divulgado na segunda-feira. O IEEM atende 192 alunos de cerca de 32 municípios. O processo de produção do vídeo e divulgação da votação intensificou o engajamento e a união dos estudantes.
De acordo com a diretora, Ângela Zimermann, o envolvimento atingiu uma proporção que não era esperada. Estratégias de divulgação foram usadas para obter o número expressivo de votos. Para isso, foi criada uma grande rede.
Amigos, familiares, conhecidos e contatos virtuais foram acionados. Votos de todo país e do exterior ajudaram no desempenho. A busca também foi uma das tarefas de gincana da instituição.
A participação foi divulgada nas escolas do município. Durante a Multifeira, os estudantes e funcionários fizeram panfletagem informando o link do vídeo. “Envolvemos todo mundo, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar, representantes das igrejas católica, evangélica, afrodescentes na gravação.” Pais de alunos pediram liberação do trabalho para participar.
De acordo com a presidente do Cipave, Roseli Flores, o entusiasmo dos estudantes foi um dos fatos mais gratificantes. “Tivemos momentos de alegrias e aflições juntos.”
Para a diretora, hoje, o resultado é secundário. “A união foi o principal laço construído e fortalecido. A força dos alunos e a persistência deles foi uma situação que nos surpreendeu. Mesmo diante de todas as decepções que tivemos, eles continuaram mobilizados.”
MC divulga escola de Lajeado
Além de toda rede de contatos de pais, alunos, professores e comunidade, a escola São João Bosco ganhou o auxílio de MCs na divulgação do vídeo. Conforme a diretora, Loiva Crestani Fauri, o concurso estimulou o desenvolvimento da cultura da paz no bairro Conservas, um dos mais violentos de Lajeado.
“Nós não participaríamos. Não tínhamos recursos, mas, com ajuda do Rotary, conseguimos fazer o vídeo.” A escola tem 280 alunos. Segundo Loiva, 40 pessoas espalhadas em todo país estão engajadas para conquistar votos.
“No Rio de Janeiro, a entrada no show de um MC era um voto para o nosso vídeo. Isso ajudou muito na divulgação. O empenho dos professores também foi fundamental.” Segundo ela, a competição mostra a força e o comprometimento da comunidade que aproveitou todas as oportunidades para conquistar a preferência das pessoas.
Diretoras criticam prorrogação
Na avaliação das duas gestoras, a prorrogação do prazo para envio de vídeos e, da própria votação, foi um erro da comissão organizadora. Para elas, a organização do concurso falhou em não estabelecer critérios claros e específicos para avaliar os vídeos.
Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br