Com o objetivo de promover a troca de informações entre criadores de abelhas sem ferrão, a Associação dos Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat), a Emater/RS-Ascar e o governo municipal programam para o dia 27 a 8ª edição do Seminário Regional de Meliponicultura. A programação conta com o apoio da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) e da cooperativa Sicredi. Ocorre no CTG Querência do Arroio do Meio, no bairro São José, a partir das 8h30min.
São aguardadas cerca de 400 pessoas de diversos municípios do estado. Além de palestras técnicas e oficinas práticas – com temas como controle alternativo de pragas, divisão e multiplicação de colmeias e coleta e processamento dos produtos das abelhas sem ferrão –, o evento contará com exposição de enxames e de modelos de caixas, além de distribuição de mudas e de estacas, degustação de mel e comercialização de enxames de espécies nativas.
Para o assistente técnico regional da área de Apicultura e Meliponicultura da Emater/RS-Ascar, Paulo Conrad, a cada ano, o seminário itinerante se consolida como uma excelente oportunidade para a aquisição e a troca de conhecimentos.
Inscrições para a atividade podem ser realizadas no Escritório da Emater de Arroio do Meio, pelo 3716-1180 ou emarroio@emater.tche.br. O seminário é aberto a todos os interessados.