O estudante do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Monsenhor Scalabrini, Ezequiel Dutra, 17, sempre gostou de ler e um de seus autores favoritos é o escritor, tradutor, jornalista e professor Juremir Machado da Silva. Faz três meses ele mandou um e-mail. Juremir respondeu no domingo e na terça-feira publicou em sua coluna no Correio do Povo o texto do aluno.
“Eu jurava que ele não ia responder. Escrevi o que sentia e pelo que ele me disse chamou muito a atenção dele”, conta. O estudante convidou Juremir para fazer uma visita na escola e falar mais de seu trabalho.
Conforme Ezequiel, a professora de Português, Daniela Garcia, desenvolve um trabalho desde o início do ano. Em uma das aulas, ele levou a crônica Seres Infames. Os colegas gostaram e a partir disso ele resolveu escrever o e-mail.
“Fiquei muito feliz. Foi uma surpresa para todos, principalmente para mim. Meu pai comprou três jornais para guardar”, diz o estudante. Ele é filho de Rogério e Cristina Dutra e irmão mais velho do Felipe.
O que mais o chama atenção no estilo do autor são as análises históricas. “A nossa turma cresceu e ficou muito mais unida e foi algo que veio para acrescentar algo inimaginável a palestra de amanhã à tarde. Mais vir para acrescentar e mudar o nosso jeito de pensar, de ler e de conhecimento de mundo”, diz empolgado o estudante que espera ansioso o encontro de hoje com o escritor.
O incentivo
O estudante diz que sempre gostou de ler e escrever. O incentivo iniciou em casa com a mãe, que é professora. Ela tem muitos recortes de revistas e jornais de cronistas, textos e diversos assuntos que lhe interessam. Entre eles, vários materiais do Juremir Machado da Silva.
“Desde pequeno eu tenho interesse nas causas sociais, direitos humanos. Eu e minha mãe temos muito interesse pelo movimento negro e questões sociais”, comenta.
Segundo ele, outro fator importante foram os projetos de artes e relacionados ao meio ambiente realizados na Escola Estadual Antônio De Conto, onde estudou desde a Educação Infantil até o final do Ensino Fundamental. Ezequiel sonha ser jornalista ou relações internacionais no futuro.
A feira
O Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini promove até amanhã a 22ª Feira Regional do Livro (Ferel) na Praça da Bandeira. O horário de visitação é das 8h às 21h.
Conforme a diretora, Rosemeri Radaelli, a feira é o principal evento da escola e ocorre a cada dois anos. “Incentivar a leitura e criar novos leitores é o nosso objetivo. Se conquistarmos novos leitores, já valeu o esforço”, frisa.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br