Encontro celebra os 65 anos do Colégio Teutônia

Teutônia

Encontro celebra os 65 anos do Colégio Teutônia

Sistema pedagógico ajuda estudantes a desenvolver liderança e empreendedorismo

Encontro celebra os 65 anos do Colégio Teutônia
Teutônia

Cerca de 400 egressos do Colégio Teutônia (CT) são esperados, amanhã, 7, para o encontro de ex-alunos, em celebração aos 65 anos da instituição. A partir das 9h, a escola aguarda a presença de familiares de antigos estudantes, ex-professores e ex-funcionários. O objetivo é proporcionar uma oportunidade de confraternização entre as pessoas que fizeram parte da história da escola. Inscrições podem ser feitas até hoje pelo colegioteutonia.com.br ou 3762 -4040.

Por muitos anos, o CT funcionou como internato, onde se estabeleciam elos de companheirismo entre os jovens, e a escola passava a ser a casa dos estudantes. “A partir dessas vivências, surgiram fortes amizades. Eis a oportunidade de um reencontro entre antigos colegas e grandes amigos”, destaca o diretor Jonas Rückert.

Foto histórica, de 67, mostra uma aula de Matemática para os internos

Foto histórica, de 67, mostra uma aula de Matemática para os internos

Momentos culturais, rodas de conversas, almoço e visitas orientadas ao espaço da instituição farão parte da programação do evento.

Integrante da Rede Sinodal de Educação, o CT é uma escola luterana que oferece Educação Infantil, ensinos Fundamental e Médio e cursos técnicos em diferentes áreas: agropecuária, administração, eletrotécnica, eletromecânica, informática e serviços jurídicos. Conta com cerca de 1.080 alunos, proporcionando diversas atividades extracurriculares, como esportes, idiomas, música, teatro, dança e artes.

“É uma proposta de ensino que cada vez mais vai ao encontro do que exige o mercado de trabalho”, afirma Rückert. Segundo ele, valores como coletividade, qualidade, proatividade, senso crítico e respeito ao próximo sempre foram cultivados ao longo da história da instituição. “O ambiente escolar é um dos últimos redutos onde se compartilha o conhecimento de forma coletiva, em uma sociedade cada vez mais individualista”, afirma.

Vocação rural

O colégio foi criado em 1952, quando foi proposta a “Escola de Maestria Agrícola” ou de “Capatazes Rurais” na região então chamada de 5º Distrito do Município de Estrela. Em 17 de julho, ocorreu a instituição da Fundação Agrícola Teutônia, por escritura pública, lavrada no Cartório de Languiru. A escola originou-se de uma parceria público-privada entre a comunidade regional e o governo municipal para depois se tornar autossustentável.

A instituição se tornou referência devido à qualidade pedagógica. Outra característica do CT é a formação escolar de diversas personalidades que hoje ocupam lugar de destaque no Vale do Taquari. Entre elas, está o próprio prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup.

“É uma lição de vida. Me tornou uma pessoa diferente porque longe dos pais nos meus 15 anos me fez buscar a independência e a responsabilidade”, declarou o gestor em entrevista anterior concedida ao A Hora.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais