Cerca de 400 egressos do Colégio Teutônia (CT) são esperados, amanhã, 7, para o encontro de ex-alunos, em celebração aos 65 anos da instituição. A partir das 9h, a escola aguarda a presença de familiares de antigos estudantes, ex-professores e ex-funcionários. O objetivo é proporcionar uma oportunidade de confraternização entre as pessoas que fizeram parte da história da escola. Inscrições podem ser feitas até hoje pelo colegioteutonia.com.br ou 3762 -4040.
Por muitos anos, o CT funcionou como internato, onde se estabeleciam elos de companheirismo entre os jovens, e a escola passava a ser a casa dos estudantes. “A partir dessas vivências, surgiram fortes amizades. Eis a oportunidade de um reencontro entre antigos colegas e grandes amigos”, destaca o diretor Jonas Rückert.
Momentos culturais, rodas de conversas, almoço e visitas orientadas ao espaço da instituição farão parte da programação do evento.
Integrante da Rede Sinodal de Educação, o CT é uma escola luterana que oferece Educação Infantil, ensinos Fundamental e Médio e cursos técnicos em diferentes áreas: agropecuária, administração, eletrotécnica, eletromecânica, informática e serviços jurídicos. Conta com cerca de 1.080 alunos, proporcionando diversas atividades extracurriculares, como esportes, idiomas, música, teatro, dança e artes.
“É uma proposta de ensino que cada vez mais vai ao encontro do que exige o mercado de trabalho”, afirma Rückert. Segundo ele, valores como coletividade, qualidade, proatividade, senso crítico e respeito ao próximo sempre foram cultivados ao longo da história da instituição. “O ambiente escolar é um dos últimos redutos onde se compartilha o conhecimento de forma coletiva, em uma sociedade cada vez mais individualista”, afirma.
Vocação rural
O colégio foi criado em 1952, quando foi proposta a “Escola de Maestria Agrícola” ou de “Capatazes Rurais” na região então chamada de 5º Distrito do Município de Estrela. Em 17 de julho, ocorreu a instituição da Fundação Agrícola Teutônia, por escritura pública, lavrada no Cartório de Languiru. A escola originou-se de uma parceria público-privada entre a comunidade regional e o governo municipal para depois se tornar autossustentável.
A instituição se tornou referência devido à qualidade pedagógica. Outra característica do CT é a formação escolar de diversas personalidades que hoje ocupam lugar de destaque no Vale do Taquari. Entre elas, está o próprio prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup.
“É uma lição de vida. Me tornou uma pessoa diferente porque longe dos pais nos meus 15 anos me fez buscar a independência e a responsabilidade”, declarou o gestor em entrevista anterior concedida ao A Hora.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br