Defesa Civil emite alerta para chance de novo temporal hoje

Vale do Taquari

Defesa Civil emite alerta para chance de novo temporal hoje

Fenômeno deve ser menos severo do que o registrado nesse domingo

Defesa Civil emite alerta para chance de novo temporal hoje
Vale do Taquari

O monitoramento encomendado pelo Centro de Operações Integrado (COI) da RGE e RGE Sul junto a um instituto privado de meteorologia indica o retorno dos temporais ao estado hoje. No domingo, os ventos atingiram partes do RS, entre elas, várias cidades da região.

Conforme o acompanhamento do clima do COI, ao longo de outubro, pelo menos mais uma sequência de temporais deve chegar ao estado, causando prejuízos. Ao longo do mês, deve ter registro de chuva acima da média e ventos com velocidade acentuada nos dias 24 e 25. Nos demais dias, a estabilidade deve predominar.

Mesmo afastada a possibilidade da ocorrência do fenômeno El Niño para este semestre, as concessionárias intensificam o monitoramento do clima neste fim de ano. Nesse período, normalmente é registrado maior número de temporais na Região Sul.

08_AHORA

Também, segundo informações do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, existe a possibilidade de temporais para hoje. O motivo é o ingresso de uma frente fria no estado. Ao encontrar a atmosfera aquecida, pode formar nuvens carregadas, com amplo desenvolvimento vertical e com potencial para causar temporais.

Há possibilidade de ventos intensos passageiros, eventual granizo e raios em pontos mais localizados. Entretanto, se acontecerem temporais, atingirão menos localidades do que no domingo.

Situação de emergência

Os municípios de Estrela e Santa Clara do Sul decretaram situação de emergência devido aos estragos. Em Imigrante, governo e a Defesa Civil fazem levantamento e estudam a possibilidade de também decretar situação de emergência.

Conforme levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar na zona rural do município, os prejuízos somam R$ 772 mil. Cerca de 300 propriedades foram atingidas no interior. Na tarde de ontem, ainda não havia sido restabelecida a energia elétrica nas localidades de Linha Fassini, Ernesto Alves e Michels. Inclusive uma agroindústria familiar na área de embutidos na Linha Fassini estava sem luz.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ernani Schneider, o município alugou três geradores para não faltar água na área urbana, Linha Esperança e Daltro Filho. Houve destruição de aviários, estufas, galpões e destelhamentos parciais de várias casas. Também a telefonia móvel foi prejudicada, os sinais somente voltaram na tarde da quarta-feira.

Restabelecimento de energia

Até a tarde de ontem, ainda haviam casos pontuais, segundo a RGE e RGE Sul, que ainda estavam sem energia elétrica. Conforme informações da concessionária, no interior de vários municípios, alguns acessos foram dificultados pela queda de árvores.

Também há casos em que, nos bairros e localidades onde a energia foi restabelecida, a luz não voltou em algumas casas. Nessas situações, a concessionária solicita aos moradores contatar pelo 0800-707-7272.

No domingo, a rede de distribuição das duas empresas foi danificada por um temporal que varreu boa parte do RS e deixou 560 mil clientes sem luz. Só no Vale do Taquari foram mais de 11 mil residências. A Certel, outra concessionária que atende municípios da região, informou ter restabelecido já na quarta-feira à noite todos os pontos atendidos.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais