Univates assume protagonismo

Editorial

Univates assume protagonismo

As atividades desenvolvidas pela universidade evidenciam o esforço da instituição em fortalecer a região e ser um local propulsor do desenvolvimento e da inovação. Entre essas ações, se destacam: a feira de ciências para alunos dos ensinos Fundamental, Médio e…

As atividades desenvolvidas pela universidade evidenciam o esforço da instituição em fortalecer a região e ser um local propulsor do desenvolvimento e da inovação. Entre essas ações, se destacam: a feira de ciências para alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico encerrada ontem.
A pedalada do curso de Arquitetura e Urbanismo como uma experiência sobre a infraestrutura urbana para a adoção de meios de transportes sustentáveis. Hoje também será aberta a 1ª Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas. Iniciativa criada como uma forma de melhorar a organização dos agricultores, garantindo um espaço propício para o contato com os consumidores. Ação importante, pois a demanda por alimentos livres de defensivos químicos está em uma crescente.
Por fim, o início do 2º InovaTecnovates, evento que visa aproximar pesquisadores do parque e empresas da região. Ao assumir esse papel, a Univates conquista cada vez mais o reconhecimento da sociedade. Essa relação entre inovação e desenvolvimento é o que se espera de uma universidade comunitária, pois esses conceitos derivam das pesquisas e potenciais analisados pela instituição de ensino.
[bloco 1]
Em uma análise sobre os movimentos desempenhados por todos os integrantes da Univates, se percebe o esforço em tornar a universidade protagonista no processo de desenvolvimento econômico e social.
A partir disso, ocorre uma ampliação na importância do estabelecimento de ensino. A universidade vai além do mero ensino, da pesquisa e da extensão. Passa a alcançar a comunidade externa, que se beneficia das ações propagadas pela instituição.
Alguns resultados possíveis são o aumento da qualidade no capital humano (conhecimentos e competências à população), o capital social (crescimento da confiança, mais cooperação e organização da sociedade) e o capital natural (projetos para garantir a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais).
Por meio dessa contextualização, a Univates cria condições para o desenvolvimento da sociedade regional nos campos técnico e científico, a partir da busca de formas para planejar o futuro.

Acompanhe
nossas
redes sociais