No momento em que o professor de Educação Física Enio Bergamaschi resolveu se vestir de palhaço para animar a festa de aniversário do filho, deu o primeiro passo para aquele que se tornaria um projeto maior. Faz dois meses, se uniu ao músico e também professor Walter Silva, formando a dupla Barbicha e Rabujo.
A inspiração inicial de Bergamaschi veio da mãe. Conta que a veia artística e o gosto por trabalhar com crianças está no DNA. “Na família da minha mãe, a maioria é de professores e algumas tias são do artesanato. Minha mãe é artista plástica.”
Alternando entre pequenas esquetes teatrais e músicas, os atores buscam provocar reflexão sobre diferentes temas, demonstrando gestos como empatia pelo outro, solidariedade, amizade e escuta.
A primeira apresentação ocorreu na Apae – onde os dois lecionam – durante a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em agosto. A peça apresentada tem 45 minutos e ajuda as crianças a lidar com as emoções. “É bem pedagógico, mesmo. E o Walter é um grande compositor, então, temos músicas autorais.”
Segundo Bergamaschi, a dupla já tem várias apresentações até novembro. Neste domingo, 8, eles se apresentam no Arte na Praça, no bairro Americano. Na próxima semana estarão na escola Carocolá e na Cantinho da Alegria; na terça-feira, na Apae; na quarta, no Centro Educacional Carlinhos, e no sábado, na loja Bergamaschi.
Apesar de o público infantil ser o foco principal, a dupla também adapta peças para adultos.
Detalhes
O Barbicha Bergamota – Barbicha Bergamota é o “palhaço colorido”, personagem vivido por Enio Bergamaschi, graduado em Educação Física na Universidade Univates com ênfase na pedagogia. É professor na Apae Lajeado e no Centro Educacional Caminhos.
O Maestro Rabujo – Maestro Rabujo é o “palhaço preto e branco”, vivido por Walter Silva, graduado em Composição e Regência na Universidade La Salle e graduando em Pedagogia na Ulbra. Também é professor na Apae Lajeado, na escola Dente de Leite e Centro Terapêutico São Francisco.
Os dois palhaços são músicos, compositores e cantores.
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br