Na temida altitude: Brasil encara a Bolívia em La Paz

Seleção Brasileira

Na temida altitude: Brasil encara a Bolívia em La Paz

A seleção brasileira volta a campo para disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. O desafio da vez será a Bolívia, na temida altitude de La Paz, 3.640 metros acima da altura do mar. Partida ocorre às…

Na temida altitude: Brasil encara a Bolívia em La Paz

A seleção brasileira volta a campo para disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. O desafio da vez será a Bolívia, na temida altitude de La Paz, 3.640 metros acima da altura do mar. Partida ocorre às 17h.

O Brasil é líder e o único país sul-americano já garantido na Rússia em 2018. A Bolívia não tem mais chances de ir à Rússia. Entretanto, o técnico Tite garante que a partida será levada a sério e que ainda há vagas abertas entre os 23 jogadores que irão à Copa do Mundo.

Tite já definiu a escalação que atuará na altitude. A surpresa será a entrada de Thiago Silva na zaga no lugar de Marquinhos. Com os recentes cortes de Marcelo e Filipe Luís, Alex Sandro atuará na lateral-esquerda. Outra novidade é a volta de Philippe Coutinho.

Com isso, o Brasil tem: Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda, Alex Sandro, Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus.

Com 37 pontos, é líder e “campeão” antecipado das eliminatórias sul-americanas. Está 10 à frente do segundo colocado, Uruguai.

13_AHORA

A altitude

Não existe uma forma de acabar com os efeitos da altitude de La Paz em pouco tempo. Mas é possível minimizá-los. Pensando nisso, a comissão técnica montou a estratégia para enfrentar a Bolívia nos temidos 3.640 metros da capital boliviana. O Brasil passará apenas oito horas na cidade e levará um cilindro de ar para cada titular, 11 no total. A chegada a La Paz ocorre hoje, por volta das 14h. Segundo estudos, os efeitos só ocorrem de seis a oito horas após a exposição. A ideia da comissão técnica é que isso aconteça apenas após os 90 minutos da partida.

O 12º capitão

Casemiro será o capitão na partida. O volante do Real Madrid será o 12º jogador a usar a braçadeira sob o comando do técnico Tite. Antes, outros 11 foram capitães desde que o treinador assumiu.

O zagueiro Miranda e o lateral-direito Daniel Alves, duas vezes cada, o zagueiro Thiago Silva, os laterais-esquerdos Marcelo e Filipe Luís, os volantes Fernandinho e Paulinho, os meias Renato Augusto e Philippe Coutinho e o atacante Neymar, além de Robinho, no amistoso contra a Colômbia, que teve só atletas do futebol nacional.

Dono de 5 bolas de ouro, o craque Messi corre o risco de ficar de fora da Copa.

Dono de 5 bolas de ouro, o craque Messi corre o risco de ficar de fora da Copa.

Argentina faz partida decisiva

A duas rodadas do fim das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, apenas o Brasil já está classificado. Das outras nove seleções, só Bolívia e Venezuela não têm chances de ir à Rússia. Uruguai, Colômbia, Peru, Argentina, Chile, Paraguai e Equador disputam as outras quatro vagas.

A tradicional Argentina corre sérios riscos de ficar de fora. Na quinta colocação, recebe nesta rodada a seleção que vem surpreendendo a todos, Peru. Precisa a todo custo da vitória. Uma derrota pode fazer os hermanos serem ultrapassados pelo Chile. Precisariam vencer o Equador fora de casa na última rodada e ainda torcer por resultados paralelos.

Das outras seleções sul-americanas, Uruguai e Colômbia estão com a vida mais tranquila. Os uruguaios vão a Venezuela enfrentar o lanterna das Eliminatórias, enquanto os colombianos recebem o Paraguai. Em caso de vitória, ambos já carimbam o passaporte para a Rússia.

Restariam, assim, duas vagas para serem decididas na última rodada, uma direta e uma para a repescagem. O quinto colocado das Eliminatórias Sul-Americanas enfrenta o campeão das Eliminatórias da Oceania.

Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais