Iniciativa que visa aumentar o fluxo turístico na região durante as festas de fim de ano, o Natal Regional já tem a programação definida. As atrações do roteiro religioso A Jornada dos Três Reis Magos iniciam no dia 2 de dezembro, em Bom Retiro do Sul, e encerram em 6 de janeiro, com sorteio de brindes. Estrela, Imigrante e Colinas completam o grupo de cidades participantes.
A atividade inaugural inicia a partir das 13h, no Parque Pôr do Sol, em Bom Retiro do Sul, e inclui passeio por pontos turísticos, encenação religiosa lembrando o Rei Baltazar e jantar à base de peixe, uma vez que a cidade é conhecida como Pesqueiro do Vale. O prefeito, Edmilson Busatto, aposta no envolvimento, sobretudo, na participação das administrações municipais. “Estamos unidos nesse projeto e tudo que pudermos fazer será bem-vindo.”
Imigrante será o segundo destino do Natal Regional. No dia 9, a partir das 18h15min, o Convento São Boa Ventura, no bairro Daltro Filho, receberá os visitantes para uma sequência de atrações. Conforme o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo da cidade, David Orling, a Jornada dos Três Reis promete mobilizar toda a comunidade. “Faremos um trabalho nas escolas, focado nos alunos, para que toda sociedade participe dessa iniciativa.”
Colinas recebe os turistas no dia 16 de dezembro, com programação a partir das 19h. Para o líder do Executivo, Sandro Herrmann, a elaboração do Natal Regional é um desafio, por conta do ineditismo da ideia. “Esta é a primeira vez que realizamos uma programação assim. Certamente precisamos testar tudo e criar experiência para as próximas edições.”
No dia de Natal, 25 de dezembro, é a vez de Estrela encerrar o evento. Haverá encenação do Presépio Gaudério e show musical no Parque Princesa do Vale, onde será erguida uma estrebaria reproduzindo o nascimento do Menino Jesus. Também haverá um canhão de luz reproduzindo a imagem da estrela que guiou os reis magos.
“Cada município manteve as suas programações e destacou uma atração para o Natal Regional”, explica a primeira-dama, Carine Schwingel. Segundo ela, em cada uma das cidades, haverá estrutura completa para receber os turistas, com pontos de alimentação e venda de produtos artesanais.
A Associação dos Municípios de Turismo dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Amturvales) confeccionará passaportes gratuitos para o público. Quem for aos quatro eventos, terá direito de participar do sorteio de itens característicos de cada cidade, no dia 6 de janeiro de 2018.