Cerca de 20 alunos de 3º, 4º e 5º ano da escola municipal Pedro Jorge Schmidt trocaram a sala de aula pelas margens do Taquari para celebrar a preservação dos recursos hídricos. Integrantes do projeto Agentes Mirins de Educação Ambiental, eles participaram de atividades lúdicas que fazem parte da programação da Semana Interamericana, Estadual e Municipal da Água.
Segundo a professora Franciele Pereira, os estudantes participam do Mais Educação, programa de oficinas no turno oposto ao de aulas. Uma vez por mês, eles se reúnem para tratar dos mais variados temas referentes à preservação ambiental e depois divulgam esses conhecimentos em ações com as famílias e nas comunidades.
Em uma das mais recentes, eles elaboraram um folheto com os horários de coleta de lixo e entregaram o material à população. Franciele ainda lembra que a escola, localizada no distrito de Linha Delfina, fica próximo ao rio. “Quando eles enxergam algum lixo ali perto, pedem se podem recolher. E tem um campo perto da escola, que o pessoal usa nos fins de semana, e a gente também ajuda a limpar.”
De acordo com a docente, o tema voltará a ser debatido durante as atividades programadas para a semana do Dia das Crianças. “Estamos elaborando uma surpresa.”
Durante a tarde de ontem, eles fizeram brincadeiras com a temática da água, como jogo da memória e de dados. Quando questionado sobre a lição aprendida com as atividades, Kauã Estrai, 10, do 4º ano, ressaltou a importância do uso racional. “É para deixar de lavar a calçada com mangueira e varrer bem.”
Recolhimento de lâmpadas
A programação da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela iniciou na segunda-feira, 2, quando alunos da escola Arnaldo José Diel, da Linha Lenz, visitaram a Sala Verde e realizaram atividades lúdicas. Hoje, 5, as ações ocorrem no Parque da Lagoa, às 9h, com os agentes mirins da escola Odilo Afonso Thomé.
A Semana Municipal da Água encerra no sábado, 7, quando haverá o recolhimento de lâmpadas usadas na Praça Menna Barreto, das 8h às 12h, dentro da programação do evento Educação na Praça. Serão recebidas até cinco unidades por pessoa. A ação faz parte do projeto Logística Reversa, implantado pelo município em junho deste ano.
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br