Alunos da Univates criam móvel adaptado

Vale do Taquari - inclusão

Alunos da Univates criam móvel adaptado

Projeto de armário para cadeirantes será apresentado na Austrália

Alunos da Univates criam móvel adaptado
Lajeado

Com um armário para pessoas em cadeira de rodas, os acadêmicos de Design da Univates Gabriela Elise Fensterseifer, Gustavo Henrique Lagemann, Luiza Steinhaus Lisboa e Melanie Sol Bruckner foram selecionados para o evento Design 4 Health. A conferência ocorre em dezembro, na Austrália, e reúne profissionais e estudiosos das áreas de saúde e de design.

O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Ergonomia Aplicada ao Design e Metodologia Projetual e Técnicas Criativas, ministradas pela professora Sílvia Trein Heimfarth Dapper. Com 1,30 m de altura e 65 cm de largura, o armário adaptado foi projetado para solucionar um problema ergonômico que ajudasse um público específico.

Conversando com cadeirantes, o grupo percebeu que não há oferta de armários que possibilitem a autonomia de paraplégicos. “Começamos a prestar atenção em como os cadeirantes pegavam as roupas, e vimos que é sempre alguém que pega para eles”.

2017_10_5_Divulgação_armário_univates

O armário tem dois módulos. Um é formado por gavetas, além de prateleiras e calceiro que podem ser puxados para fora. O segundo módulo é formado por um cabideiro, que também pode ser deslocado do interior do armário. O projeto foi pensado pelo grupo a partir de pesquisa teórica e uma imersão com o público-alvo.

Apenas para a inscrição no evento, cada aluno deve desembolsar R$ 1 mil. Os gastos individuais na viagem devem ser de, no mínimo, R$ 8 mil. Para arrecadar o valor, os estudantes criaram uma vaquinha online. Interessados em contribuir podem doar pelo link www.vakinha.com.br/vaquinha/alunos-design-univates-na-australia

Design 4 Health

A conferência Design 4 Health ocorre de 4 a 7 de dezembro em Melbourne, na Austrália. O evento é bienal e reúne profissionais de todo o mundo para discutir, disseminar e testar estudos e abordagens sobre design e saúde, alcançando impactos sustentáveis em questões sociais, econômicas e culturais.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais