Abraço marca abertura de programa

Arroio do Meio - Ação social

Abraço marca abertura de programa

Iniciativa do governo une comunidade e organizações em prol do embelezamento dos espaços públicos

Abraço marca abertura de programa
Arroio do Meio

A administração municipal realizou na manhã de ontem a entrega da reforma da praça localizada ao lado da Secretaria de Educação e Cultura. As melhorias foram realizadas em parceria com o Colégio Bom Jesus que aderiu ao projeto Abrace um Jardim. A ação marca o início oficial do programa.

A ação reuniu várias turmas da escola e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no plantio de flores. Os usuários do Cras também produziram vasos de cerâmica por meio das oficinas oferecidas na Casa do Museu. As melhorias incluem ainda a pintura do entorno e troca dos brinquedos.

Durante o evento, a ceramista Claudia Jung agradeceu pelo envolvimento do projeto de cerâmica na ação e apresentou um poema de Cecília Meirelles. Também houve um abraço coletivo, ao som da música de Jota Quest, Dentro de um Abraço.

A diretora do colégio, Maria Cristina Gonzatti, ressaltou o projeto Virtudes e Atitudes, desenvolvido com os alunos, resgatando valores importantes para a sociedade. “Adotar este jardim é uma forma de colocar em prática e levar à comunidade um pouco do que aprendemos na escola”, resumiu.

O prefeito Klaus Werner Schnack ressaltou a importância do momento e reconheceu a necessidade do auxílio da comunidade para o cuidado dos espaços públicos. “O município é grande, tem muitas áreas verdes e só conseguimos manter todas em dia se cada um considerar que o espaço também é seu e cuidar com carinho, como cuida da sua casa”, estimula.

Prefeito Klaus Schnack ressaltou o perfil proativo da comunidade de Arroio do Meio

Prefeito Klaus Schnack ressaltou o perfil proativo da comunidade de Arroio do Meio

O projeto

O programa sugere a adoção, manutenção e proteção de canteiros centrais, encostas das vias públicas, áreas verdes e parques infantis. O convite é direcionado a pessoas físicas, entidades da sociedade civil, empresas, instituições públicas ou privadas, associações de moradores, sociedades de amigos de bairro e outros grupos que queiram adotar uma área verde do município.

Para participar, os interessados devem encaminhar protocolo na prefeitura, apontando a área verde que pretendem adotar e as ações que projetam executar para melhoria e manutenção do espaço. O programa é amparado por lei e decreto municipal, o que dá respaldo para os moradores e entidades que pretendem ou já se envolvem na preservação e manutenção de áreas verdes públicas.

Segundo a coordenadora do Meio Ambiente, Rose Maria Grassi, desde o lançamento do edital, em 1º de setembro, 15 pedidos foram protocolados. “Temos muitas procuras, de grupo de amigos, empresas, moradores que querem arrumar os locais para os filhos. A comunidade é bem envolvida e está interessada”, comenta.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais