Como forma de ampliar a divulgação dos produtos orgânicos e proporcionar um espaço para a venda de alimentos saudáveis, a Univates recebe amanhã a 1ª Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas.
O evento ocorre das 17h às 20h, nos prédios 3 e 7. Realizada pela Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins) da Univates, a feira tem apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (Aavt). De acordo com o chefe do escritório da Emater de Arroio do Meio, André Müler, a rede de entidades surgiu a partir da constatação sobre a necessidade de organizar melhor a comercialização desses produtos.
“Sentimos falta de um reconhecimento maior do esforço do agricultor em trabalhar com os orgânicos” afirma. Segundo ele, os produtores precisam de muito conhecimento, tecnologia e empenho para controlar pragas e doenças de forma adequada e impedir a contaminação.
Conforme Müller, a articulação de entidades em torno do tema existe desde 2008. Segundo ele, ele começou a ganhar força no momento em que a população passou a perceber a necessidade de buscar uma alimentação mais adequada.
“As pessoas começaram a perceber os problemas da produção convencional, seja pela contaminação por agrotóxicos, adubação química, ou mesmo transgênicos”, ressalta. Com a popularização dos orgânicos, aponta, chegou um momento em que existem mais consumidores conscientes do que produtores da modalidade.
“Agora, precisamos mais agricultores, por isso, estamos trabalhando com a conscientização”, afirma. Para ele, é necessário que o mercado do setor na região se consolide, para que a atividade seja mais rentável.
Conforme Müller, além de ser mais saudável para os consumidores, a produção orgânica ainda traz benefícios ecológicos. Sem a utilização de insumos químicos como adubos e agrotóxicos, alega, protege o solo e a água da contaminação com esses produtos.
Feira permanente
Bióloga da Dins, Cátia Viviane Gonçalves lembra que a ideia surgiu em maio, durante um evento onde ocorreu uma oficina de hortas urbanas integrada a um piquenique. “A participação da comunidade externa e de alunos foi além das expectativas, e fomos provocados a fazermos uma feira regular no câmpus.”
Desde então, são realizadas reuniões com produtores, consumidores e Emater. A feira ocorre sempre na primeira e na terceira quinta-feira do mês. De acordo com um dos coordenadores da feira, o professor da Univates Marlon Dalmoro, os produtos agroecológicos ainda encontram barreiras para chegar aos consumidores nos canais de venda tradicionais.
Segundo ele, a universidade pode contribuir com os produtores dispondo de espaço físico, profissionais com conhecimento sobre agroecologia, além de alunos e funcionários conscientes dos benefícios à saúde e ao ambiente. “A realização da Feira na Univates facilita a troca de técnicas e incentiva as produções sustentáveis.”
Encontro regional
Agricultores e entidades que apoiam a modalidade se reúnem no dia 26, em Imigrante, para o 5º Encontro Regional de Agroecologia do Vale do Taquari. O evento inicia às 8h30min, no Piquete Raça Campeira.
Serão abordados temas como: produção pecuária orgânica, agricultura ecológica em escala, controle de pragas e doenças, agricultura biodinâmica, mineralização de sistemas e homeopatia, além de relatos de produtores.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br