Projeto ensina como evitar brigas

Encantado

Projeto ensina como evitar brigas

Iniciativa integra sete municípios e é destinada a estudantes, pais e professores

Projeto ensina como evitar brigas
Encantado

Despertar nas famílias e nos estudantes o aprimoramento das relações familiares focado na importância da comunicação interpessoal é o objetivo do projeto Transformando Pedras em Pérolas. A iniciativa é do Judiciário e do Ministério Público

A programação iniciou na segunda-feira à tarde com uma palestra com a médica psicoterapeuta Silvana Leonel. Ela falou para mais de 50 jovens líderes de turmas e integrantes do projeto Tribos da ONG Parceiros Voluntários do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio. O encontro ocorreu no Auditório Brasil do Centro Administrativo Municipal.

Conforme a juíza Jacqueline Bervian, idealizadora da iniciativa, esses estudantes serão multiplicadores da comunicação não violenta nas escolas, a qual tem a inteligência emocional como pano de fundo. “Queremos que esse projeto possa também ser trabalhado nas escolas e que os estudantes sejam replicadores do que ouviram aqui”, menciona.

O projeto integra os municípios de Anta Gorda, Doutor Ricardo, Encantado, Muçum, Relvado, Roca Sales e Vespasiano Corrêa. As atividades se estendem até sexta-feira, com palestras em todas as cidades para pais, professores e principalmente estudantes do Ensino Médio.

Para Marieli Bagatini, 14, do 8º ano da Escola Estadual Antônio de Conto, de Encantado, a participação na primeira palestra foi enriquecedora. Ela é vice-líder da turma e participa do projeto Tribos faz dois anos.

“Foi bem legal. É possível incrementar esse conhecimento para o nosso futuro. A inteligência emocional não é só sabermos as matérias como Português e Matemática, mas ir além, saber conversar e se expressar com os colegas e com as pessoas.”

Na segunda-feira à noite, houve palestra com os pais com a participação de mais de 200 pessoas. Na manhã de ontem, o encontro foi com professores.

A iniciativa

O projeto surgiu dentro das salas de audiência, onde muitos casos poderiam ser resolvidos em uma conversa. Em função disso, a iniciativa trabalha a importância do diálogo, aumento de perspectivas profissionais a partir de reflexões e dinâmicas sobre desenvolvimento da autoestima, engajamento emocional e mental.

Tem apoio da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), ONG Parceiros Voluntários, secretarias municipais de Educação e 3ª Coordenadoria Regional de Educação. O nome Transformando Pedras em Pérolas é da médica Silvana.

Entrevista

“Precisamos nos colocar no lugar do outro”

A médica psicoterapeuta Silvana Leonel trabalha com conflitos familiares. É formada pela UFMG, em Homeopatia, em Hipnose Dinâmica e Comunicação Não Verbal. Tem formação e certificação internacional em coaching.

12_AHORA

A Hora – Como a inteligência emocional pode auxiliar nos relacionamentos?

Silvana Leonel – Ajuda não só os relacionamentos familiares como todos os relacionamentos humanos, seja no profissional, seja na vida familiar ou no nível afetivo. A inteligência emocional melhora as posturas e as atitudes no trato com as outras pessoas. Antigamente, se valorizava muito o coeficiente de inteligência cognitiva e hoje nós sabemos que a inteligência emocional é muito mais importante para que as pessoas tenham sucesso nos relacionamentos. Pessoas com empatia, generosidade, capacidade de cooperação, de compreensão com o outro.

Como as famílias podem ter relacionamentos saudáveis e felizes?

Silvana – Se todos nós nos colocamos no lugar do outro, essa seria uma das principais atitudes. Quando a gente se coloca no lugar do outro, passa a entender suas razões. Por consequência, temos mais tolerância, com as dificuldades que o outro possa ter. Essa compreensão ameniza as diferenças.

Há quanto tempo faz esse trabalho?

Silvana – Há muitos anos. Desde que me formei como médica, sempre tive uma tendência ao trabalho humanitário. Inclusive é muito gratificante estar aqui com os voluntários, começar o trabalho em Encantado com eles, porque eu fiz isso a minha adolescência inteira. Muito antes de me formar. Isso tudo faz com que a gente seja menos egoísta.

De que forma esse trabalho impacta a vida das pessoas?

Silvana – Me sinto muito gratificada porque vejo as pessoas realmente mudarem, evoluírem. Claro, que tem que partir delas. Estou muito feliz de estar aqui. Uma iniciativa belíssima que vai trazer para as cidades essa sementinha de crescimento, de reflexão. É uma sementinha. É pelas sementes que as árvores chegam onde chegam. Tem que começar de algum lugar. Espero que as nossas reflexões durante a semana possam ser essa sementinha no coração das pessoas.


Programação

Hoje
9h – Palestra para alunos do Ensino Médio de Doutor Ricardo e Relvado
Local: Centro Administrativo de Doutor Ricardo
19h – Palestra para alunos do Ensino Médio de Anta Gorda
Local: Auditório da Escola Sagrado Coração de Jesus, Anta Gorda

Amanhã
9h – Palestra para alunos do Ensino Médio de Muçum
Local: Câmara de Vereadores de Muçum
19h – Palestra para alunos do Ensino Médio de Vespasiano Corrêa
Local: Escola Municipal Vespasiano Corrêa

Sexta-feira
8h – Palestra para alunos do Ensino Médio de Roca Sales
Local: Salão de Atos do Colégio Scalabriniano São José, Roca Sales
10h – Palestra para alunos do Ensino Médio de Encantado
Local: Auditório Itália – Centro Administrativo Municipal, Encantado

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais