“A cidade dividindo experiências e fortalecendo o espírito empreendedor.” Esse será o foco da 5ª edição da Semana do Empreendedorismo. O evento é organizado por diversas entidades.
Serão cinco dias para conhecer cases de sucesso, interagir com outros empresários, participar de cursos para estimular as áreas de turismo, tecnologia, agronegócio, comércio, indústria e serviços. São esperadas cerca de mil pessoas durante o evento.
“A maior contribuição que a Semana traz para Encantado e região é a busca por conhecimento”, destaca o coordenador e diretor da LumeCEP, Luciano Fontana.
Todas as atividades são gratuitas, com a exceção do almoço empresarial. As inscrições devem ser feitas no www.empreendedorismoencantado.com.br.
O evento é realizado pela LumeCEP, Arranjo Produtivo Local (APL) de Agroindústrias Familiares, UERGS, Faterco, Amturvales, Aci-e, CDL, administração municipal, Região dos Vales Comunicação Digital, Lume Eventos e Sebrae. A programação tem o patrocínio de Baldo S.A e Lojas Benoit.
A importância do evento
O industriário e empresário de Muçum, Carlos Irineo Cervo, 57, já participou de várias edições da Semana do Empreendedorismo. “Empreender é um desafio. Tudo o que pudermos nos envolver e ter como aprendizado encurta caminhos”, comenta.
Para o diretor-executivo da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Roger Kaiser Lages, houve uma grande participação e interesse do público. “O evento em si é muito bem organizado. A acolhida do povo de Encantado é maravilhosa, sendo uma marca da cidade”, destaca.
Olhar para os negócios
Um exemplo de empreendedorismo é de Gisele Lucas, 33. Em junho do ano passado, começou um brechó virtual, após ter se inspirado no brechó mix realizado por duas amigas em Encantado. “Vi uma grande possibilidade de trabalhar com isso, pois estava desempregada fazia sete meses”, comenta.
Um mês depois da iniciativa, teve a oportunidade de dividir uma sala comercial com uma amiga.
Segundo Gisele, o que a ajudou a melhorar foram cursos, palestras e eventos que a auxiliaram a ter uma nova visão. “Me tornei uma nova empreendedora e minha loja mudou 99% para melhor”, destaca.
Programação
Segunda-feira
15h – O Futuro dos Serviços Gastronômicos. Local: Auditório Imigrante
19h – Case de Empreendedorismo – Arlindo Pretto (Pretto Veículos) e Andrea Hollmann (Farmácia Central) Local: LumeCEP
Terça-feira
7h30min – Case de Sucesso com mate break. Participação de Ito Lanius Local: Auditório Imigrante.
19h – Case de Empreendedorismo com Graziela Muniz (Pipocando Marketing) e Jairo Luiz Casagranda ( Diamajú Agrícola). Loca: LumeCEP
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br