Ao todo, quatro entidades da região serão beneficiadas com o programa DNA Solidário. O projeto de responsabilidade social, lançado pela Unicred, instiga o comprometimento dos associados e pretende formar uma corrente do bem para ajudar instituições de saúde.
Na primeira etapa, 11 entidades serão beneficiadas, quatro delas do Vale do Taquari (Hospital Bruno Born, Hospital Estrela, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela e FundeF). Outras entidades do Vale do Rio Pardo e Região da Produção também serão atendidas.
De acordo com o diretor-presidente da cooperativa Paulo Ricardo Fürh, a intenção é estender a iniciativa para outras casas de saúde da região nos próximos meses.
O modelo do programa é proposto por meio de uma plataforma digital. Nele, a instituição faz uma apresentação da entidade beneficiada e descreve que tipo de doação a organização precisa. “O objetivo é que a entidade obtenha o que realmente necessita seja doações de agasalhos, materiais de higiene, dinheiro ou outros meios”, explica a gerente-geral Roselaine Büttenbender.
Junto ao conteúdo de cada entidade, a cooperativa disponibiliza um link. No espaço, os cooperados interessados em fazer uma doação mensal podem fazer cadastro e autorizar débito automático das suas contas. Segundo Roselaine, o objetivo é tornar prática a doação e facilitar o processo ao cooperado. Após o cadastro, a cooperativa contata os interessados para confirmar o procedimento.
Os cooperados da Unicred VTRPP podem optar por uma entidade parceira e também podem escolher o modo como desejam contribuir. As possibilidades vão desde trabalhos voluntários, arrecadação de agasalhos, materiais de higiene e alimentos não perecíveis até repasses financeiros.
Além disso, o DNA Solidário orienta para outras funcionalidades, como doação de sangue, órgãos, orientação de auxílio por meio do Imposto de Renda e da indicação no Cadastro Nota Fiscal Gaúcha.
“Cada entidade irá dispor de todas as informações necessárias para que o cooperado se sinta bem informado. Assim, a Unicred VTRPP cumpre, de forma transparente, o papel de ser uma ponte de comunicação entre a sociedade e projeto sociais, a fim de prestar um serviço social beneficiando os projetos e a comunidade em geral”, destaca Führ.
Hoje o programa será lançado de forma oficial aos cooperados. Ele surgiu a partir do projeto Semear, uma proposta que faz uso dos recursos de forma sustentável. Para participar e conhecer mais sobre o programa e as entidades parceiras, basta acessar o www.unicred.com.br/dnasolidario.
Unicred Central RS
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro e concede empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. A Unicred RS tem 11 cooperativas e 56 unidades de negócios que representam 49 mil cooperados e R$ 3 bilhões de ativos no RS. Na região, a organização atua no atendimento de profissionais da saúde, estudantes da área, engenheiros e arquitetos.
Olhares regionais
Durante o evento, foi lançado o livro que conta a história dos 20 anos da Unicred e o livro de fotografia com paisagens das regiões.
Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br