1.Até quando isso acontecerá?
O futebol tem o poder de unir culturas e povos, sem distinção de religião, raça ou origem. A linguagem da bola é universal. Contudo, os recentes episódios de discriminação racial em partidas de futebol da região demonstram que o preconceito é uma ferida aberta que envergonha a todos e que tem que ser extinta de uma vez por todas.
O caso do jovem lajeadense de 17 anos que foi chamado de “macaco” coloca, mais uma vez em evidência, o tema do racismo no futebol aqui no Vale. Para quem não ficou sabendo, uma breve explicação: um jogador do Guarani Mirim foi ofendido por uma torcedora da Assespe durante uma partida da categoria aspirante pelo jogo de ida da fase 16 avos do Regional Aslivata.
Esse é mais um exemplo claro da estupidez de torcedores brasileiros. Beira o ridículo saber que ainda ocorram casos de racismo no futebol. No Brasil, a situação se agrava ainda mais pelo fato de sermos um país miscigenado, onde a maioria é negra. O mais irritante é saber que o racismo, geralmente praticado pelos torcedores, é seletivo. A torcedora da Assespe xingou o jogador do Guarani Mirim de macaco pelo simples motivo de ele ser atleta do Guarani Mirim, mas esqueceu que alguns jogadores do time de Venâncio Aires também são negros. O caso foi registrado na DPPA de Lajeado e o pai do atleta seguirá com processo-crime contra a torcedora.
Até o momento, a entidade organizadora da competição não se pronunciou sobre o assunto e apenas advertiu a Assespe com a perda de 50 pontos na disciplina. A punição soa como deboche. Sou contra a eliminação da equipe, mas, se for para dar uma punição, que essa seja maior. Perda de mando de campos, multa financeira e retirada de mais pontos na disciplina são algumas sugestões. O que não pode é dar uma punição leve como a que o clube recebeu. Enquanto as penas forem brandas, continuaremos vivenciando cenas lamentáveis como a de domingo.
2.Torneio feminino
No sábado passado, a desportista Vanuza de Rosso organizou mais um torneio de futsal feminino. A competição reuniu dez clubes do Vale do Taquari. A campeão foi a Avalanche, de Lajeado, (foto). O Flamengo, de Westfália, ficou em segundo. A terceira colocação ficou com o Só Feras, de Cruzeiro do Sul, já o Virakopus, de Arroio do Meio, ficou em quarto.
3.Click da Semana
Galera do Mercenários confraternizou após os jogos da rodada do Torneio de Minifutebol do Clube Sete de Setembro, no sábado passado.
4.Curtinhas
*Canudos do Vale inicia na próxima sexta-feira o Abertão de Futsal.
*Após cinco anos, Travesseiro volta a realizar um campeonato municipal de futebol de campo.
*Taquari, Marques de Souza e Fazenda Vilanova promovem rústicas em outubro.
*Regional realiza neste domingo a rodada de volta da fase 16 avos. Alguém arrisca dizer quem serão os quatro eliminados nas categorias titular e aspirante?
Galeria de fotos