Painéis despertam para gestão de excelência

Vale do Taquari - FÓRUM DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

Painéis despertam para gestão de excelência

Teatro da Univates recebeu palestrantes nacionais em fórum voltado aos empreendedores

Painéis despertam para gestão de excelência
Vale do Taquari

Evento voltado para a qualificação da gestão do setor privado, o Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo reuniu cerca de 700 pessoas ontem, no Teatro da Univates. Promovido pelo A Hora e Sincovat, o painel apresentou perspectivas para o setor diante do cenário econômico, e abordou temas capazes de interferir no desempenho das empresas regionais.

O presidente do Sincovat, Rui Mallmann, abriu o evento. Ele falou sobre o projeto Negócios em Pauta, que tem no fórum o seu ponto mais alto. Para ele, esse trabalho é importante diante das dificuldades enfrentadas pelo país e pelo estado. “Estamos convictos de que os resultados para região, RS e Brasil dependem muito mais das nossas ações do que dos governantes.”

Diretor-geral do A Hora, Adair Weiss, lembrou que os empreendedores são colocados à prova nos momentos de dificuldade. Destacou a grande presença do público, afirmando que nenhum dos participantes do evento se rende ao sentimento de desesperança que toma conta do cotidiano nacional.

Fórum integra a Construmóbil e a Semana Acadêmica do Centro de Gestão Organizacional da Univates. Realização foi do A Hora e Sincovat

Fórum integra a Construmóbil e a Semana Acadêmica do Centro de Gestão Organizacional da Univates. Realização foi do A Hora e Sincovat

“No fundo, levantam-se todos os dias com a humildade e a perseverança para fazer a coisa certa”, enalteceu. Para ele, os empresários são determinados, inquietos e disruptivos, caso contrário, não sobreviveriam aos cenários adversos.

¨Precisamos incentivar o espírito empreendedor que nos contagia, encorajar nosso instinto e a ousadia, sob pena de apenas repetirmos ideias estáveis e politicamente recomendáveis”, ressaltou. Por outro lado, lembrou que a ousadia só é possível em um país instável como o Brasil com muito preparo e qualificação na gestão.

Presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun definiu a gestão como a luz que garante a continuidade das atividades empresariais, mas ressaltou os níveis de ineficiência dos setores público e privado. Segundo ele, o brasileiro produz cinco vezes menos do que um americano ou um alemão, e tem metade da produtividade de um chileno. Para Chamun, eventos como o Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo são fundamentais para essa evolução.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, ressaltou que não apenas o setor privado, mas também o público, se beneficia de iniciativas capazes de melhorar os processos de gestão.

“Quando fomos convidados para participar do fórum, percebemos como uma possibilidade de melhorar o serviço público”, apontou. O prefeito destacou projetos como o Simplifica Lajeado e o Lajeado 2040, frutos do debate sobre o empreendedorismo regional.

04_AHORA

Desafios regionais

Reitor da Univates, Nei Lazzari falou sobre o desafio assumido pela universidade para o desenvolvimento do Vale. Segundo ele, o papel da instituição é assegurar o avanço da região por meio da profissionalização, qualificação e criação de novas tecnologias.

“Precisamos ser a ferramenta de transformação do Vale, e preparar a região para os desafios da globalização”, afirma. Segundo ele, eventos como esse vem ao encontro desse objetivo de aproveitar os potenciais do Vale.

“Visitei a Construmóbil e pude ver a qualidade do que já fazemos, o quanto podemos fazer mais pela região”, aponta. Para ele, o sucesso da feira representa uma injeção de ânimo para o setor privado regional.

Ausência

Previsto para realizar a palestra de abertura, o governador José Ivo Sartori cancelou a participação um dia antes do evento. O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Evandro Fontana, representou Sartori e pediu desculpas pela ausência.

Segundo ele, o governador teve de ir a Brasília, onde participou de reuniões com representantes da União e do STF para tratar sobre a Lei Kandir e a renegociação da dívida do Estado. Em substituição à palestra, foi realizado um debate sobre gestão em tempos de dificuldade, com mediação de Adair Weiss.

04_AHORA2

Participaram da discussão o presidente da Girando Sol, Gilmar Bourscheid, o presidente do Sescon-RS, Diogo Chamum, o presidente da Dália Alimentos, GilbertoPiccinini, o reitor da Univates, Ney Lazzari, e o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.

Em seguida, o economista-chefe do Sicredi, Alexandre Barbosa, apresentou palestra sobre os cenários econômicos e perspectivas para os próximos anos. À tarde, a jornalista e consultora Suzane Veloso apresentou painel sobre o valor da reputação corporativa.

Após a palestra de Suzane, foi a vez do publicitário Fábio Bernardi apresentar conceitos na palestra “Uma grande marca não precisa de uma grande verba.” Por fim, o CEO do Wallmart.com, Paulo Sérgio Silva, apresentou painel sobre os desafios do e-commerce no Brasil.

Cobertura completa

O caderno Negócios em Pauta que circula neste fim de semana aborda com detalhes o conteúdo apresentado no fórum.

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais