Mãe e filha criam acervo fotográfico

Impulso ao turismo

Mãe e filha criam acervo fotográfico

Material reúne 162 imagens inéditas dos principais pontos turísticos de Muçum

Mãe e filha criam acervo fotográfico
Crédito: Divulgação

Para em oferecer aos turistas alguma lembrança da cidade, a jornalista Clara Margarida Goulart Gelati, 55, e a filha, a fotógrafa Manila Gelati, 25, lançaram um DVD com fotografias de Muçum. O material foi produzido em cerca de um mês e reúne 162 imagens do município.

Segundo Clara, a ideia surgiu há cerca de três meses, e ganhou impulso quando elas souberam que a cidade receberia um grupo de turistas durante os festejos do feriado Farroupilha. “O que o turista leva de Muçum hoje? Não tem nada”. O DVD agrupa imagens de praças, igrejas, cemitérios, escolas, e até mesmo de repartições públicas, como delegacias. “Queremos que o turista entenda Muçum através das fotos. Não fotografamos pessoas; é quase como olhar pelo Google.”

No dia do feriado, em 20 de setembro, a chuva espantou os visitantes. Mesmo assim, a dupla conseguiu vender os itens. Moradores e interessados de fora da cidade já garantiram a cópia de um dos materiais mais atualizados sobre a cidade. Clara diz que, dos 40 confeccionados, 35 já foram comercializados.

Como elas não têm um ponto fixo de vendas, os negócios estão sendo propagados de boa a boca e pelas redes sociais. Mesmo assim, o retorno está sendo positivo. Receberam, inclusive, a sugestão de fazer uma nova opção. Dessa vez, com imagens das localidades do interior. “Já estamos nos organizando para lançar um novo em 2018.”

Em formato de MP3, o DVD custa R$ 25. Segundo Clara, o investimento de produção é próprio – mãe e filha dividiram as despesas. Ela diz que, no ritmo que vão as vendas, logo cobrirão o valor investido, mas o lucro não é o objetivo principal. “Quero ver se consigo mostrar nas escolas. Quero que os jovens que estão se formando vejam e pensem em fazer coisas melhores.”

Para ela, que sempre morou em Muçum, a cidade tem um grande potencial turístico, que deve ser mais explorado. Cita o fato de o município ser pequeno e estar localizado próximo a um dos principais pontos turísticos da região, o Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, como fatores que tendem a facilitar a organização de um movimento em prol do turismo. “O pessoal passa por Muçum, mas não entra. O poder público deve apoiar, mas nós, cidadãos, temos que mudar isso”.

O material tem uma pequena narração, apresentando o histórico do município, além de legendas com breve história dos principais pontos turísticos da cidade. Todas as fotografias são de autoria de Manila, que se formou em Fotografiaem 2016, pela Unisc.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais