A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio das Agências FGTAS/Sine (Serviço Nacional de Empregos), realiza amanhã o Dia Nacional de Contratação das Pessoas com Deficiência. Serão disponibilizadas três vagas de emprego por empresas do município.
Uma delas será para jovem aprendiz, ou seja, destinada a pessoas com deficiência que buscam o primeiro emprego. “É muito importante essa oportunidade para as pessoas com deficiência e reabilitados conseguirem se inserir no mercado de trabalho”, destaca o coordenador da agência FGTAS/Sine Estrela, Roberto Cardoso Guimarães. Para ele, essa ação específica busca abrir espaço para as empresas e para as pessoas.
Serão realizadas entrevistas e seleções de emprego exclusivas para trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS, além de atividades de orientação profissional e previdenciária. O horário de atendimento é das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
Empresas interessadas em contratar trabalhadores com deficiência podem disponibilizar vagas no evento. Basta contatar com a agência FGTAS/Sine do município pelo 3712-1878, estrela@fgtas.rs.gov.br ou pessoalmente.
O Dia D será realizado na própria agência. Para se candidatar às oportunidades de trabalho, os interessados devem comparecer com carteira de trabalho e documento de identificação.
Conforme Guimarães, a unidade atende várias cidades da região, principalmente Bom Retiro do Sul e Paverama. São oferecidas em média 40 vagas de emprego por mês.
Além disso, o encaminhamento do Seguro-Desemprego e da carteira de trabalho também é realizados no local. Todos os atendimentos são gratuitos.
Exemplo
Na agência de Estrela, um dos assistentes administrativos é PCD. Francis Julian Cantarelli da Silva, 37, trabalha na unidade faz quatro anos e meio.
Natural de Sant’Ana do Livramento, na hora do parto, Silva foi puxado pelo médico com o fórceps, hoje proibido, e teve deslocamento dos músculos, problema classificado como prexo braquial. Devido a isso, a mão direita não consegue segurar objetos com firmeza.
Entretanto, isso nunca foi empecilho para Silva. Ele passou no concurso do FGTAS/Sine ainda quando morava em Santa Maria. Lá, trabalhou como cobrador de ônibus, porteiro e auxiliar de montagem. Como passou no concurso, a cidade escolhida e mais próxima de Santa Maria foi Estrela.
Para ele, a ação é positiva. Entretanto, o ideal era não ser necessário lei para que empresas dessem espaço aos portadores de deficiência.
“É bom e importante a iniciativa, mas eu gostaria que as vagas fossem naturais, sem ser por lei. Contratar para ser um funcionário igual aos outros. Há muitos portadores que trabalham melhor do que os outros sem deficiência. Infelizmente temos que mostrar mais do que os outros que podemos”, comenta.
Neste período que trabalha em Estrela, Silva já viu alguns portadores de deficiência arrumarem emprego por meio da agência. Foi o caso de um casal de surdos e de outra moça com dificuldade para andar. Eles conseguiram emprego em empresas de Estrela e Lajeado.
O assistente administrativo é casado e pai de uma menina de 6 anos, Maria Eduarda. “Sempre fiz tudo, nunca me impossibilitou de nada”, disse sobre a sua deficiência no braço. Segundo ele, é importante estar sempre lutando contra a limitação e não se deixar abater.
A iniciativa
O evento é promovido pelo Ministério do Trabalho e objetiva aproximar empregadores e trabalhadores. As agências FGTAS/Sine realizam, diariamente, a captação de vagas e a intermediação de mão de obra para pessoas com deficiência (PCDs), mas, no Dia D, esse público será atendido com exclusividade.
A contratação de PCDs está prevista na Lei de Cotas (8.213/91), implantada em 1999, pelo decreto 3.298. Estabelece a reserva de vagas de emprego, em empresas com cem ou mais funcionários, para pessoas com deficiência ou que sofreram acidente de trabalho, beneficiárias da Previdência Social (reabilitadas). As cotas variam de 2% a 5%, conforme o número de colaboradores da companhia.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br