Encontro deve reunir mais de mil aposentados

Teutônia

Encontro deve reunir mais de mil aposentados

Município celebra Dia do Idoso em festa com 15 grupos

Encontro deve reunir mais de mil aposentados
Teutônia

O evento mais esperado do ano pelos idosos ocorre amanhã, a partir das 9h, na sede da comunidade católica do bairro Canabarro. Mais de 600 cartões de almoço já foram vendidos.

A 33ª edição do Encontro Municipal do Idoso reunirá todos os 15 grupos da cidade para comemorar, de forma antecipada, o Dia do Idoso, que ocorre em 1º de outubro.

Na parte da manhã, ocorrem atividades como a escolha do rei e rainha da melhor idade e da soberana municipal. Haverá também apresentações com o Coral Municipal Anos Dourados de Teutônia, peça teatral e danças. O almoço custa R$ 18, seguido do baile com a banda Monte Azul, de Nova Petrópolis.

De acordo com o presidente da Associação de Idosos que coordena os grupos da cidade, Otávio Landmeier, o encontro é tradicional. “Assumi a presidência no início do ano passado, mas participava dos encontros faz sete anos.”

Morador do bairro Languiru faz 40 anos, Landmeier pertence ao grupo Amizade e afirma que é a oportunidade de realizar atividades e de interagir. “O pessoal não fica mais trancado em casa, cada grupo faz seu encontro mensal, dentro da própria comunidade, mas este é o mais esperado.”

A terceira idade é tratada como melhor idade. Isso porque, ao longo da semana, são oferecidas atividades como viagens, apresentações artísticas, entre outras. “Além dos bailes dos fins de semana, um grupo de danças alemãs viaja para praia, e tem muita coisa legal para fazer, até para quem não gosta de baile.”

Os grupos já participaram de festas como a Oktoberfest, passeios com a Maria Fumaça, na Serra Gaúcha, e o Catamarã, em Porto Alegre. “Esses dias fomos para Santa Cruz do Sul, na escolha da soberana regional e entre 12 municípios que estavam representados, a atual rainha dos idosos, uma candidatada nossa, foi eleita segunda princesa.”

Landmeier recorda de quando era jovem e de como era para os idosos naquela época. “Não tinham nada. Só pensavam em trabalhar e nunca saíam de casa.” Para ele, hoje é diferente. “É uma alegria total, a gente fica ativo, dança bastante, encontra amigos. Reencontra alguns e faz novas amizades.”

Políticas públicas para o idoso

De acordo com o secretário da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Brentano, o município iniciou o ano com novas políticas públicas para essa faixa etária. Para incentivar os grupos a participar de atividades, festas e viagens durante o ano, foi criado o Fundo Municipal do Idoso.

Outra atividade criada foi a do câmbio, uma espécie de vôlei adaptado, levado aos bairros Alesgut e Canabarro. “Tem aulas de teatro, de dança, tem interação com pessoas que vão tocar violão e gaita.”

Conforme Brentano, a secretaria acompanha os grupos, uma vez por mês, e oferece tanto palestras motivacionais, quanto de orientação com médicos geriátricos, enfermeiros e bombeiros, que abordam os cuidados e prevenção a acidentes domésticos.

Expectativa de vida

Segundo o IBGE, desde 1970, a expectativa de vida da população de Teutônia aumentou dez anos. Conforme o último censo de 2010, com a estimativa de 76,3 anos, a cidade está acima das médias estadual e nacional. No estado, a expectativa é de 75,4. No país, de 73,9.

A cidade de 27,2 mil habitantes tem cerca de 2,2 mil pessoas acima dos 65 anos. A maioria é de mulheres.

Anderson Lopes: andersonlopes@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais