Fórum incentiva alunos para a iniciação científica

Teutônia

Fórum incentiva alunos para a iniciação científica

Na 8ª edição, evento realizado em todo país abre espaço para alunos apresentarem trabalhos

Fórum incentiva alunos para a iniciação científica
Teutônia

Estimular a pesquisa nos mais variados componentes curriculares é o objetivo do evento que inicia na sexta-feira, no Colégio Teutônia, com encerramento no sábado. O fórum da Rede Sinodal de Educação ocorre em todo o país e contará com trabalhos que devem ser escolhidos para representar cada escola.

Entre os objetivos, está a socialização do conhecimento produzido entre professores e estudantes de diferentes áreas tecnológicas e o incentivo ao desenvolvimento sustentável. A ideia é sensibilizar para identificação das necessidades que estão próximas ao aluno, além de indicar projetos que representarão a rede na Mostratec 2018.

De acordo com o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, o contexto da contemporaneidade servirá para que os alunos projetem pesquisas completas. “É para que o aluno investigue, projete hipóteses e apresente conclusões.”

Conforme Rückert, é importante incentivar os alunos à investigação em um cenário atual em que tudo está pronto e as pessoas não se perguntam mais como, quando e de onde vem uma afirmação, um fato ou uma notícia. “Isso é a riqueza: se desafiar, saber que é possível ir um pouco mais longe, sair da razoabilidade do conhecimento e aprofundá-lo sobremaneira.”

Sustentabilidade na educação

Conforme a coordenadora pedagógica Francine Caumo, o tema deste ano é sustentabilidade na educação. Um dos objetivos é aumentar a pesquisa técnico-científica dentro das instituições escolares tanto no Ensino Médio quanto no Técnico. “É o primeiro ano com participação do Ensino Médio. A intenção é fortalecer a pesquisa e focar em um tema atual que é a sustentabilidade.”

De acordo Francine, cada escola da rede tem direito a escolher um trabalho do Ensino Médio e um do Técnico. “Teremos um retorno de 15 a 20 trabalhos expostos. Um dos alunos será premiado pelo fórum e poderá inclusive participar da mostra técnica de 2018.”

Serão três avaliadores para cada trabalho. Serão professores da rede, menos os que são orientadores de trabalhos participantes. Haverá ainda outros avalizadores externos de empresas.

Programação

A partir das 8h, ocorre a recepção aos visitantes, montagem dos estandes e entrega da documentação ao Comitê de Revisão Cientifica. A abertura ocorre às 9h30min, com a visitação aos trabalhos e avaliações.

Haverá orientações orais, atividades culturais e pausa para lanche e almoço. O encerramento ocorre às 21h, com a premiação oficial dos vencedores. Cada aluno deverá apresentar no trabalho a introdução, a problemática, objetivos, embasamento teórico, metodologia, entre outras etapas. A forma de apresentação oral também será avaliada.

Anderson Lopes: andersonlopes@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais