Quando se aposentou, o agricultor Vitório Pedro Zanella, de Encantado, voltou a fazer o que gostava, produzir frutas. Para evitar o desperdício, ajudou a filha Marilete, engenheira química, a legalizar uma agroindústria. Por ano, são processados mais de cem mil quilos de frutas.
E não demorou para os produtos ficarem entre os mais procurados nas feiras e mercados da região. Entre as novidades que chamam a atenção dos clientes, está a geleia feita a partir da erva-mate. A receita foi desenvolvida pela filha, usando como base uma pasta feita com chuchu. “No início, a gente tentou fazer a geleia com pasta de maçã, mas o gosto da fruta predominava. Então trocamos pelo chuchu, por ser neutro”, revela.
As geleias de hibisco e de tomate com pimenta conquistam o paladar dos mais curiosos. Até o fim do ano, a família deve iniciar o processamento de hortaliças. A ideia é oferecer o produto pronto para o consumo, em embalagens de acordo com a necessidade do cliente. “Evita o desperdício e reduz a mão de obra”, aponta.
Boa parte da produção já é destinada para a merenda escola de oito municípios da região. O programa do governo federal se tornou uma opção segura de venda, com remuneração acima da média do mercado tradicional.