“Agora temos renda garantida, não precisamos mais nos esconder na informalidade e podemos expandir nosso mercado”, comemorou o produtor, Carlos Schropfer, de Roque Gonzales, ao receber o certificado de milésima agroindústria incluída no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), durante a Expointer.
Com o negócio legalizado projeta ampliar em 50% o retorno financeiro por mês, hoje calculado em R$ 5 mil. A meta é elevar a oferta de melado de 700 para mil quilos a cada 30 dias. “Queremos produzir açúcar mascavo e rapadura”, anuncia. Na propriedade de 15 hectares, trabalha com a mulher Rosalina e o filho Anderson Felipe, responsável técnico pela produção.
De acordo com o diretor de Agricultura Familiar da SDR, José Alexandre Rodrigues, mais de três mil empreendimentos estão cadastrados no programa, sendo que 1.089 já receberam a certificação e estão legalizados. “Nossa meta é formalizar 1,2 mil até o fim do ano”. No estado, a cada três dias, uma agroindústria é legalizada.