Pararátimbúm estreia no próximo mês

Lajeado - Pais e filhos

Pararátimbúm estreia no próximo mês

Músicos e cantoras do Vale se uniram para compôr uma nova atração cultural às crianças

Pararátimbúm estreia no próximo mês
Lajeado

Em vez de surtar, a atriz Sofia Salvatori canta para acalmar os filhos – seja no caos de um supermercado na véspera de feriado, em uma noite em que eles não querem apagar a luz, ou quando o mais novo resiste em lavar o cabelo. Mãe de quatro filhos, descobriu que a técnica não era exclusividade sua. Unidos pela maternidade e paternidade, sete artistas da região deram vida ao projeto Pararátimbúm. O espetáculo musical para crianças estreia no Teatro do Sesc, no dia 1º de outubro.

Segundo Sofia, que também é a diretora-geral, o show tem duração de uma hora, e serão apresentadas dez canções, todas autorais. As letras simples, que descrevem situações do cotidiano para expressar gentileza, superação e alegria, foram construídas pelos pais. Desde julho, o grupo – formado por músicos e cantoras de Lajeado, Arroio do Meio e Estrela – tem se reunido para ensaiar as músicas e pensar no figurino e na composição de cenários.

Um dos objetivos é contemplar o máximo de gêneros musicais possíveis. Ritmos como funck, frevo, balada, rock, reggae, salsa, xote e blues integram o repertório. Sofia explica que as canções visam não apenas oferecer entretenimento de qualidade às crianças, mas mostrar aos pais a eficiência da música. “É um espetáculo pensado com muito carinho e com muito cuidado. E os pais podem aprender as canções e usar depois, sem problemas.”

conexão_02

Uma das letras mostra que o temido bicho-papão também é uma criança, que, no final, pode se tornar um “amigão”; outra, que quem corre pelo supermercado pode se perder; e há ainda uma composição dedicada à valorização da água.

Incentivar a tolerância é outra frente apoiada pelo grupo. Entre uma música e outra, a integração com o público introduz pequenas histórias. Uma delas é de um menino que tinha os cabelos compridos. A inspiração veio de um dos filhos de Sofia, que com apenas 6 anos já encara piadinhas por causa dos fios longos. “Ele ouve a musiquinha do Zezé, será que ele é?. Queremos mostrar que a criança pode ser o que quiser, que feio é o preconceito.”

O grupo também se prepara para outras apresentações no Vale do Taquari. No dia 8 de outubro, eles se apresentam em um evento alusivo ao Dia das Crianças, no Parque dos Dick. No dia 11, o espetáculo estará no Colégio Martin Luther, em Estrela. Em novembro, o Pararátimbúm se apresenta no evento Arte na Praça, no bairro Americano.

Com direção musical de Solon Chaves e técnica de Pablo Oliveira, o grupo tem ainda Alex Melena, Andreia Marchini, Ju Petry, Karina Medeiros e Neco Eidelwein no elenco.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais