Oportunidade para evoluir

Vale do Taquari

Oportunidade para evoluir

O Teatro Univates recebe, nesta quarta-feira, 27, cinco palestrantes de renome nacional no Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo

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Projeto desenvolvido pelo A Hora em parceria com o Sincovat, o Negócios em Pauta promove na próxima semana o Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo. O evento ocorre na quarta-feira, 27, no Teatro Univates, com a participação de palestrantes de renome nacional.

Abertura do evento ficará por conta do governador do Estado, José Ivo Sartori. Em sua palestra, ele abordará o futuro do RS e as ações necessárias para evitar novas crises como a atual. Em seguida, o economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Barbosa, apresentará o painel “Como empreender no atual contexto econômico brasileiro”.

Sócio e diretor criativo da Morya Comunicação, o publicitário Fábio Bernardi (leia entrevista ao lado) fará a palestra “Uma grande marca não precisa de uma grande verba.” Jornalista e consultora em reputação corporativa e comunicação estratégica, Suzana Veloso abordará o tema Compliance.

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O evento encerra com palestra de uma das maiores autoridades em transformação digital do Brasil. CEO do Wallmart.com, Paulo Cesar Silva, com o painel “E-comerce: novos desafios e como fazer parte.”

Realizado em parceria do CRIE/Univates e apoio do Grupo Independente, Sebrae, Governo de Lajeado e CIC Vale do Taquari, o fórum integra as programações da Construmóbil e da Semana Acadêmica da Univates.

Negócios em Pauta

O Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo integra o projeto Negócios em Pauta, que visa promover a qualificação empresarial por meio de uma série de ações de formação e troca de experiências em gestão.

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São realizados workshops mensais em diferentes cidades da região, com debates sobre temas como planejamento estratégico, educação financeira, gestão de pessoas, tributação e fluxo de caixa. O projeto inclui a publicação de matérias semanais e de um suplemento mensal publicado no A Hora.

Entrevista

Fábio é diretor criativo da Morya, agência do Grupo ABC e associada ao Omnicom Group, o segundo maior grupo de comunicação do mundo. A Morya é a atual agência do ano no RS e recebeu em 2016 o Marketing Best Brasil, como um dos principais agentes de marketing do país.

Fábio é diretor criativo da Morya, agência do Grupo ABC e associada ao Omnicom Group, o segundo maior grupo de comunicação do mundo. A Morya é a atual agência do ano no RS e recebeu em 2016 o Marketing Best Brasil, como um dos principais agentes de marketing do país.

“Campanha mal elaborada prejudica a marca.”

A Hora – Como a internet mudou a forma de fazer publicidade?

Fábio Bernardi – A essência da publicidade continua a mesma: ter uma grande ideia que atraia a atenção das pessoas e, a partir da atenção capturada, seduzi-las para que comprem um produto, um serviço ou uma ideia. A internet não mudou isso, ela apenas potencializou a velocidade e a necessidade de relevância da ideia. Hoje precisamos não apenas que as pessoas sejam atraídas pela ideia, mas também que compartilhem com os amigos, espalhem na rede e interajam com as marcas. Antigamente, quando se colocava uma campanha no ar, o trabalho estava pronto. Hoje, quando a campanha inicia, o trabalho está apenas começando.

É possível fazer grandes campanhas de marketing sem gastar muito?

Bernardi – Não. É aquela verdade famosa de que não existe almoço grátis. Mesmo na internet, custa caro conquistar audiência e afinidade com o seu público. Não existe isso de um post no Facebook ou um vídeo no Youtube viralizar sem investimento. Estes players criaram a audiência, e agora cobram por ela. São empresas de mídia. Quanto mais investimento, maior a audiência. É assim na TV, na revista e também no meio digital. Agora, isso não significa que não se possa fazer uma grande marca sem uma grande verba. E, obviamente, isso é mais fácil via internet.

Apesar dos avanços e facilidades da tecnologia, uma campanha mal elaborada pode prejudicar uma empresa? Como evitar erros na hora de elaborar uma estratégia?

Bernardi – Toda campanha mal elaborada prejudica a marca. No mundo atual, prejudica ainda mais, porque chega mais rápido a um número maior de pessoas. Elas compartilham o que é ruim com até mais voracidade. Para evitar erros, é preciso, antes de mais nada, saber que toda publicidade deve partir de uma verdade da marca. Depois, conhecer seu público e o DNA de cada meio para chegar até ele, escolhendo cirurgicamente o que faz mais sentido diante do prazo, da meta e da verba. Por fim, saber que é preciso dizer essa verdade da marca de forma envolvente. Publicidade é sedução para se vender algo, e nenhum processo de sedução ocorre em linha reta. Vem daí a importância da criatividade.

Como os pequenos negócios podem elaborar estratégias simples e assertivas?

Bernardi – Evitando os erros e sabendo que não existe nenhum negócio que tenha ficado grande sem algum tipo de publicização. Se as pessoas não sabem que você existe, a chance de crescer é nenhuma. Se o seu produto for bom, a chance de crescer aumenta na mesma proporção em que as pessoas sabem disso. Quanto mais conhecimento, mais crescimento.

De que forma os profissionais ou futuros profissionais da área precisam se qualificar para atender a essas novas necessidades do mercado?

Bernardi – O mercado está mudando como nunca antes, e numa velocidade inimaginável. Não existe mais receita de bolo, pronta para o sucesso de uma marca, de uma agência ou de um profissional. O que conta, cada vez mais, é curiosidade e intensidade combinadas, o interesse permanente e apaixonado de se manter atualizado. Ser contemporâneo é mudar na medida em que mudam as coisas em volta de você, e agora tudo em volta está mudando. Isso significa saber para onde vai a tecnologia, claro, mas, também, não abandonar a bagagem intelectual que nos trouxe até aqui. Nada vai morrer, tudo vai se somar. Esse é o desafio.

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Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

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