O governo municipal buscou reforço médico para amenizar as reclamações iniciadas após o início das férias do principal médico dos bairros Conventos e Bom Pastor, responsável por atender durante quatro dias inteiros da semana, fechando oito turnos. O profissional, que é cubano, está em Cuba desde o dia 17 de agosto e a previsão de retorno é para o início de outubro.
De acordo com o secretário da Saúde (Sesa), Tovar Musskopf, como faz parte do programa Mais Médicos, do governo federal, a comunicação sobre o período de férias é tratada com o Ministério da Sáude. “A Sesa é avisada com poucos dias de antecedência, tanto sobre a saída quanto sobre a volta do médico.”
Diante disso, explica ele, houve breve período de maior dificuldade para a população até que a primeira solução, ainda paliativa, foi concretizada pelo poder público. “Para amenizar a falta do médico, a Sesa disponibilizou duas médicas, que atendiam durante dois dias inteiros, totalizando quatro turnos.”
Entretanto, um novo profissional foi incorporado à equipe de trabalho na segunda-feira da semana passada. “A Sesa contratou um novo médico para atuar 20 horas no posto, totalizando cinco turnos. Ele permanecerá atendendo mesmo após o retorno do médico cubano. Ou seja, após a volta o atendimento no posto de Conventos estará reforçado por essa contratação.”
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br