O Grêmio define hoje a sua vida na Libertadores da América. Pela volta das quartas de final, encara o Botafogo, na Arena, às 21h45min. O jogo é tratado como o mais importante do ano pelos tricolores. Com o empate em 0 a 0 na ida, qualquer vitória classifica a equipe.
A chance de a Arena ter um novo troféu em sua galeria passa pela partida de hoje. Com a eliminação na Copa do Brasil e a distância para o líder no Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem na Copa Libertadores da América a maior chance de título no ano.
Depois de empatar em 0 a 0 na partida de ida no Rio de Janeiro, o time de Renato Portaluppi entra com a missão de vencer para se classificar. Um novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis.
Renato tem algumas indefinições sobre os 11 jogadores que começarão a partida. Anunciará a equipe oficial apenas instantes antes do jogo. Edílson, que sofreu uma pancada nas costas do jogo de ida contra o Botafogo, ficou de fora do confronto com a Chapecoense, mas deve voltar ao time. Mesma situação de Geromel, o zagueiro que é ausência desde o dia 18 de agosto, treinou normalmente e deve atuar hoje. A maior dúvida fica na questão Luan. O atacante está parado faz duas semanas.
Se o principal jogador gremista não atuar, Renato tem quatro opções. Everton, como aconteceu diante da Chapecoense. Arroyo, que poderia atuar no lado esquerdo do ataque, colocando Fernandinho no lado direito. Léo Moura, opção usada no primeiro jogo contra o Botafogo. Ou Jaílson, que jogaria ao lado de Michel e liberaria Arthur para atuar mais à frente.
Arena lotada
Renato Portaluppi convocou a torcida para fazer a diferença para o Grêmio no jogo do ano e ela respondeu. A administração da Arena espera um público superior a 50 mil pessoas. Ontem à tarde, só haviam disponíveis ingressos para camarote. A estimativa do clube vai ao encontro da previsão da gestora do estádio. O Grêmio projeta 50,8 mil torcedores, em um cálculo que leva em conta as entradas comercializadas, os 21 mil sócios de cadeiras, os não pagantes e 1,3 mil botafoguenses. Adversário otimista
O Botafogo chega à Arena confiante. Mesmo tendo empatado o primeiro jogo em casa, jogadores e comissão técnica acreditam ter capacidade de sair com a classificação de Porto Alegre. O técnico Jair Ventura diz que o time não jogará pela famosa ‘’uma bola’’. Atacará o Grêmio e se classificará.
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br