O Ginásio da Água, em Teutônia, virou octógono no sábado à noite. Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam a segunda edição do Teuto Fight. Com a participação de atletas de todo o RS, o evento registrou oito lutas – seis de MMA, duas de muay thai, uma de boxe e outra de jiu-jitsu. Além de incentivar a arte marcial, o evento arrecadou agasalhos e 500 quilos de alimentos não perecíveis para entidades beneficentes de Teutônia.
No combate principal da noite Sebastião Ferreira, de Teutônia, e Gilson Cardoso, de Ijuí, pelo cinturão do Teuto Fight. Ferreira venceu por nocaute técnico aos 2 minutos do primeiro round. A edição de 2017 teve a participação de outros cinco lutadores do Vale do Taquari, desses, dois saíram vitoriosos – William Bizarro, de Lajeado, e Miguel Anka, de Estrela.
Na opinião de Bizarro, o evento foi bem organizado e é referência para os esportistas no estado. Sobre a vitória diante de Wilson Motta, relata que teve que superar o nervosismo. “Estavam todos os meus amigos e familiares torcendo, a vitória era meio que obrigação, mas quando comecei a lutar vi que ele não era tão durão e consegui vencer.”
Para Anka, lutar em um evento na região foi emocionante. “Resido faz mais de dez anos na região e venho divulgando o jiu-jitsu com muita seriedade e comprometimento. Agradeço a todos que confiam e seguem comigo nessa caminhada.”
Evento aprovado
Na opinião do organizador do evento, Dirlei Broenstrup, o “Mão de Pedra”, o evento superou as expectativas. “Achamos que a chuva e as outras programações iam atrapalhar, mas conseguimos lotar o ginásio. Vimos muitas famílias no ginásio, isso mostra que estamos no caminho certo. O pessoal que foi prestigiar viu grandes lutas e saiu satisfeito.”
Pela primeira no evento, a família Welter aprovou a iniciativa e confirmou presença para o próximo ano. “Gostamos muito, é um esporte diferente, que a gente não tem contato todos os dias, foi bonito ver de perto o que vemos somente na televisão”, diz Jair. Ele esteve acompanhado da mulher Sílvia e do filho João Vitor.
Laerte Martini, Miguel Bettio e Marcelo Legramantti, de Travesseiro, percorreram cerca de 60 quilômetros para prestigiar as lutas. Praticante de muay thai, Martini conta que o evento está crescendo e precisa ter esse espaço para divulgação. Além das lutas, cumprimentou os organizadores por se preocuparem em arrecadar alimentos para ajudar instituições da cidade. “Parabéns aos organizadores e com certeza ano que vem estarei aqui de novo.”
Como foram as lutas
Muay thai
Evair Camargo (Teutônia) x Marcos Lopes (Sapucaia do Sul): vitória de Lopes por nocaute técnico aos 1min22seg do segundo round.
William Bizarro (Lajeado) x Wilson Motta (Pelotas): vitória de Bizzaro por nocaute técnico no fim do primeiro round.
MMA
Juliano Palilo (Teutônia) x William Dedeco (Porto Alegre): vitória de Dedeco por nocaute técnico aos 2min do segundo round.
Luan Rodrigues (Sapucaia do Sul) x Alan Marques (Teutônia): vitória de Rodrigues por finalização aos 1min30seg do segundo round
Richard Dorneles (Canoas) x Luis Lima (Santo Ângelo): vitória de Lima por finalização no primeiro round
Sebastião Ferreira (Teutônia) x Gilson Cardoso (Ijuí): vitória de Ferreira por nocaute técnico aos 2min do primeiro round.
Boxe
João Vitor (Ijuí) x Marcelo Brum (Novo Hamburgo): vitória de Vitor por decisão unânime dos árbitros.
Jiu-jitsu
Miguel Anka (Estrela) x Luciano Pinto (Montenegro): vitória de Anka por finalização aos 7min30seg
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br