Superação

Corrida Unimed/Sicredi

Superação

1,7 mil pessoas participaram do evento no domingo

Superação

A superação foi a tônica do evento para centenas de pessoas. Entre elas, Ilê Brust, 66, natural de Paverama. Há cinco anos, ela levou um susto quando descobriu um disritmia cardíaca. “Mudei alguns hábitos, passei a contar com acompanhamento médico e dos grupos de atividade física da Unimed VTRP, e hoje tenho uma vida muito melhor”, garante.

Para ela, a temática do evento deste ano, em alusão ao Dia Mundial do Coração (29 de setembro), foi perfeita. “Agradeço por estar viva. Eu já me alimentava bem, mas precisei ficar mais atenta ainda depois dessa descoberta. Hoje me sinto feliz”, complementa.

A edição de 2017 entrou para a história, com mais de 1,7 mil inscritos. No total, mais de duas mil pessoas, entre competidores e comunidade, prestigiaram o evento realizado no domingo.

Guilherme e Marília levaram a filha Isabela para a caminhada com bebês

Guilherme e Marília levaram a filha Isabela para a caminhada com bebês

Famílias também participam

Outro destaque foi a caminhada com bebês. Guilherme Ferreira e Marília Jaeger, de Lajeado, trouxeram a pequena Isabela Jaeger Ferreira, de 1 ano e 2 meses, para o percurso especial de 1,3 quilômetro. “É um primeiro contato com o esporte, algo muito importante para que ela lembre no futuro e tenha uma vida saudável”, salienta Ferreira.

Sobre a prova, o pai conta que foi uma diversão para a menina. “Apesar de a Isabela não estar caminhando totalmente sozinha, ela adorou participar e interagir com as pessoas.”

Ilê Brust, 66, superou a disritmia cardíaca e participou da caminhada

Ilê Brust, 66, superou a disritmia cardíaca e participou da caminhada

A competição

O lado competitivo também esteve presente na prova. Juliano Cardoso Kommer foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na modalidade de sete quilômetros. Ele foi seguido de Jefferson Antonio Martinez e Lucas Castro Rosa. Entre as mulheres, na corrida adulta de sete quilômetros, vitória de Ana Carolina Sulzbacher Bilha, seguida de Caroline Schenkel e Franciele Adolfo Terres. Na corrida de três quilômetros e meio, Alisson Garcia Sisti, no masculino adulto, e Jaqueline Beatriz Weber, no feminino adulto, foram os vencedores. Das equipes participantes, a Associação Medalha de Ouro (AMO), de Santa Cruz do Sul, teve o maior número de corredores entre os primeiros colocados. O grupo dominou o pódio geral masculino de três quilômetros.

A lista com os vencedores de cada categoria da corrida e o tempo de prova está disponível no site do evento www.unimedvtrp.com.br/corridas.

Idade não é empecilho

Vera e Elemar Welter, Elemar, Ryan e Carmem Schmitt, todos de Cruzeiro do Sul, participaram da caminhada

Vera e Elemar Welter, Elemar, Ryan e Carmem Schmitt, todos de Cruzeiro do Sul, participaram da caminhada

Morador de Estrela, Elmir Allgayer, 73, levou 45 minutos e 14 segundos para completar os sete quilômetros. O tempo, para ele, é o menos importante. “Sempre que posso, participo das rústicas na região, pois é uma diversão e uma terapia.” Indagado sobre como eram os treinamentos, Allgayer brinca: “Cuido um pouco com a alimentação, mas com a minha experiência não necessito treinar, é só vir e correr.”

A família Schmitt, de Cruzeiro do Sul, participou da caminhada orientada. Os avós Carmem, 69, e Elemar, 74, estavam acompanhados do neto Ryan, 9. “Temos que incentivar ele desde cedo a participar de eventos esportivos”, ressalta Carmem. Schmitt, que é diabético e faz ginástica uma vez por semana, relata que os exercícios físicos ajudam no controle da doença. “Desde que comecei a fazer caminhadas e aulas de ginástica, minha vida melhorou, me sinto até mais jovem.”

Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais