A quinta rodada do Campeonato Regional – Copa Certel/Sicredi classificou mais nove equipes para a segunda fase. No total, 29 clubes, nas categorias titular e aspirante, estão garantidos na etapa eliminatória.
Com o objetivo de vencer para seguir na briga por uma vaga, o Guarani Mirim recebeu no bairro Igrejinha, em Lajeado, o 7 de Setembro, de Capitão. O único gol do jogo foi marcado aos 30 minutos do primeiro tempo. Após um erro do sistema defensivo dos donos da casa, a bola sobrou para Tadeu Manini, que chutou forte no ângulo do gol defendido por Gordo. O resultado, aliado a uma vitória do Rudibar, de Bom Retiro do Sul, sobre o Aimoré, de Estrela, por 1 a 0, eliminou a equipe de Lajeado.
Outros clubes que entraram pressionados na rodada, mas tiveram um desfecho diferente foram Taquariense e Rui Barbosa. O primeiro venceu o União Campestre em Lajeado por 1 a 0 – gol de Pixena, aos 39 minutos do segundo tempo. Já o Rui Barbosa foi a Estrela e venceu o Imigrante também por 1 a 0, gol de Gustavo Trasel, aos 30 minutos do segundo tempo. Agora as equipes decidem a classificação no próximo domingo.
O Taquariense recebe o Gaúcho, em Taquari. Já em Arroio do Meio, o Rui Barbosa duela com o Estudiantes. As equipes necessitam vencer para não depender de resultados paralelos.
Lanterna do grupo B, o Bom Fim perdeu para o Ecas, em Imigrante, mas segue vivo na briga por uma vaga. Na próxima rodada, o time duela com o Saidera, em confronto direto pela última vaga da chave.
As outras equipes que se garantiram na segunda fase na rodada foram: Sete de Setembro (Arroio do Meio), Juventude (Westfália) e Rudibar (Bom Retiro do Sul).
Equilíbrio no aspirante
Nove times brigam pelas cinco últimas vagas à próxima fase da competição. Na chave A, o atual campeão União Campestre venceu o Taquariense. Na última rodada enfrenta o Brasil, em Marques de Souza. Já o 11 Amigos empatou com o Gaúcho e chega à última rodada com chances de se classificar. Para isso, necessita derrotar o Palanque e torcer por derrota do União Campestre.
Na chave B, Juventude-Bro e Ecas têm 2 pontos e se enfrentam na última rodada. Quem vencer se classifica. O empate garante o Ecas, time com melhor disciplina.
No grupo C, Cruzeiro, Flor de Maio e 25 de Julho duelam pelas duas últimas vagas. Cruzeiro e Flor de Maio estão com 4 pontos e se enfrentam na próxima rodada. Já o 25 necessita derrotar o Imigrante e torcer para que haja um perdedor no outro duelo.
Na chave D, a situação mais complicada é do 7 de Setembro. Lanterna com 1 ponto, o time precisa vencer o Juventude e ainda tirar uma diferença na disciplina para avançar.
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br