O Brasil disputa hoje a eliminatória sul-americana da Copa do Mundo. Já classificados para a Rússia, os comandados de Tite enfrentam a Colômbia, às 17h30min, em Barranquilla.
Em grande fase e no primeiro lugar do ranking da Fifa, a seleção soma recordes. Já são nove vitórias seguidas, algo que um grupo sul-americana nunca alcançou nas eliminatórias. A campanha com 36 pontos ganhos é a melhor da seleção na história do atual formato da competição. O próximo passo é superar o recorde da Argentina.
Os argentinos são donos da maior pontuação em uma mesma edição das eliminatórias. Na luta por uma vaga na Copa de 2002, a Argentina terminou em primeiro lugar com 43 pontos em 18 jogos. Para bater a marca, o Brasil precisa vencer os três jogos que lhe restam, Colômbia, em Barranquila, Bolívia, em La Paz, e Chile, em São Paulo. Assim, chegaria a 45 pontos.
Para a partida, Tite apresentará novidades. Mirando e Marcelo estão fora, o primeiro por questões médicas e o segundo por ter levado o terceiro cartão amarelo. Em seus lugares, entram Thiago Silva e Filipe Luís. Tite ainda acena com as presenças de Fernandinho e Roberto Firmino, nas vagas de Casemiro e Gabriel Jesus, respectivamente. Trocas que podem ser justificadas pela vontade do treinador de avaliar o grupo.
O provável time a entrar em campo tem: Alisson, Dani Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Filipe Luís, Fernandinho, Renato Augusto, Paulinho, Willian, Neymar e Roberto Firmino.
Duelo de líderes
A Colômbia é hoje a seleção com mais chance de se juntar ao Brasil na lista dos sul-americanos que jogarão na Rússia em 2018. Ocupa a segunda colocação das eliminatórias, com 25 pontos. Está 11 pontos atrás do Brasil e apenas 1 à frente do terceiro colocado, Uruguai. Os colombianos não perdem faz três jogos e vêm de um inesperado empate em 0 a 0 com a Venezuela.
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br