Ainda que o técnico Renato Portaluppi garanta não se arrepender por ter escalado times reservas em alguns jogos do Brasileirão, os números mostram que o Grêmio poderia estar na liderança do campeonato caso tivesse utilizado a maior parte dos titulares em todas as rodadas. Descontando os quatro jogos em que o Tricolor usou uma equipe toda reserva, o aproveitamento do clube gaúcho é superior ao do líder Corinthians.
O Grêmio usou equipe toda reserva em quatro jogos no Brasileirão e somou apenas um ponto. Foram três derrotas como visitante para Sport, Palmeiras e Botafogo e um empate em casa com o Atlético PR.
Considerando apenas os 18 jogos em que Renato escalou o time principal ou misto com a maior parte de titulares, o Tricolor tem 13 vitórias, três empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 77,7% contra 75,8% do Corinthians.
Sobre o uso do time reserva, Renato questiona que, devido ao desgaste, o Grêmio poderia não ter chegado às semifinais de Copa do Brasil e quartas da Libertadores caso não tivesse preservado no Brasileirão.