O Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, recebeu entre os dias 22 e 24 de agosto a 36ª Expoagas. A maior feira do setor supermercadista do Conesul alcançou 48 mil visitas e superou os R$ 482 milhões em negócios. Considerado o principal termômetro do setor, o evento apontou tendências e evidenciou a retomada do otimismo.
Primeiro palestrante da Expoagas, o economista e apresentador do programa Manhattan Connection, Ricardo Amorim, falou sobre os sinais de recuperação da economia e as oportunidades advindas desse cenário.
Segundo ele, após situações de crise e pessimismo, acontecem os grandes momentos econômicos. “Quando a confiança da população melhora, acontece o mesmo com a expectativa em relação à economia.”
Para Amorin, o Brasil está próximo de alcançar um novo ciclo virtuoso, com a elevação dos investimentos, e, consequentemente, mais empregos e recuperação do consumo. “Teremos uma expansão de crédito e uma diminuição da inadimplência.”
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De acordo com o economista, a chamada “nova classe média” voltará com força ao consumo, causando grandes impactos no varejo, em especial aos supermercados. Segundo ele, é um processo que ocorre aos poucos, mas deve se solidificar nos próximos meses.
Presidente da Agas, Antônio Cesa Longo falou sobre a necessidade de profissionalizar o negócio de forma a garantir eficiência e rentabilidade, independente do cenário econômico. Lembra que nos últimos anos os consumidores passaram a valorizar mais o dinheiro.
“Por isso, 48% das categorias sofreram o chamado trade down, com os clientes migrando para marcas e produtos similares, porém, mais baratos”, ressalta. Conforme Longo, a decisão de compra também mudou. Hoje, aponta, 70% ocorre no ponto de venda, e o consumidor fica apenas 15 segundos em frente à gôndola na hora de escolher o produto.
De acordo com o presidente, a feira também mostrou tendências que estão em evidência no mercado. A principal é a preocupação do consumidor com saúde e bem-estar. É o caso dos alimentos e bebidas com apelo “saudável”, categoria cuja venda cresce 57% acima de itens similares.
A Fruki é uma das empresas que apostou nesse segmento, lançando na feira uma linha de sucos naturais, nos sabores laranja com maçã, uva e suco verde. De acordo com o diretor comercial, João Carlos Miranda, logo no primeiro dia da feira, foi possível perceber o sucesso dos novos produtos.
“Em uma manhã vendemos o que esperávamos para o ano todo”, alega. Conforme Miranda, entre os motivos para o interesse do público, está o design diferenciado das garrafas e a qualidade do produto.
A tecnologia também foi uma das marcas do evento, por meio de equipamentos, softwares de segurança da gestão, robôs que auxiliam no atendimento e máquinas de check out automático.
Durante os três dias da feira, os 347 expositores apresentaram cerca de 800 lançamentos de produtos e serviços.
Eficiência como regra
As soluções para o varejo foram abordadas em painel mediado pelo coordenador de Capacitação da Agas, Francisco Brust. Apontado como um dos principais motivos para a queda na rentabilidade dos supermercados, o desperdício de produtos foi abordado por Patrique Manfroi, do Comitê de Prevenção de Perdas da Associação.
Segundo ele, as empresas devem criar uma área para mapear processos, identificar riscos de perda, treinar equipe e definir metas. “A maioria dos supermercados identificou que 75% das perdas se concentram no açougue, padaria e hortifruti.”
Conforme Manfroi, o comitê pretende ampliar a pesquisa das boas práticas de prevenção disponível no site da Agas, estimular a criação de grupos de qualificação e criar uma cartilha com dicas práticas para evitar fraudes e desperdícios.
Especialista no tema, Carlos Eduardo Santos ressalta que os supermercadistas perdem mais do que ganham, especialmente em um cenário de crise. Santos citou pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados, mostrando que, com exceção de 2012, o setor teve perdas maiores que os lucros em todos os anos.
Somada, a perda total do setor em 2015 foi R$ 565 milhões somente no RS. Os supermercados despontam em primeiro lugar no índice de perdas por segmento com 2,26%, seguidos por material de construção com 1,19%.
De acordo com Santos, a principal medida para solucionar o desperdício é a criação de sistema confiável de gestão de estoque. Também sugere a criação de comitê multidisciplinar para discutir periodicamente o problema.
Para o especialista, fazer a gestão de forma eficiente reduz despesas e perdas, aumenta a possibilidade de lucro e de crescimento da empresa.
Destaques do Vale
Três marcas da região foram agraciadas com o Prêmio Popai Brasil. A Gota Limpa, de Imigrante, ficou em primeiro lugar nas categorias melhor design e melhor ação promoção em estandes de médio porte.
Diretora da empresa, Camille Di Gioglio afirma que os resultados obtidos neste ano foram os melhores entre todas as dez participações na feira. “Nosso estande ficou cheio durante todo o evento.”
A Bebidas Fruki ficou em primeiro na categoria melhor exposição de produtos para estandes de médio porte. Em seu nono ano seguido no evento, a empresa apostou na criação de um ambiente agradável para estreitar os relacionamentos com os supermercadistas.
Outro destaque na premiação foi a Chiamulera. A empresa com sede em Lajeado ficou em segundo lugar na categoria melhor ação promocional para estandes de médio porte. Responsável pelo Setor Comercial e de Marketing, Rodrigo Boaro afirma que a feira resultou em contato com clientes dos três estados da Região Sul e permitiu aproximação com potenciais parceiros internacionais.
Ao todo, 16 empresas do Vale do Taquari e outras duas com unidades fabris na região expuseram no evento.
Expositores do Vale
AC. Müller – Estrela
Biscobom – Mato Leitão
Cerveja Salva – Bom Retiro do Sul
Chiamulera – Lajeado
Dália Alimentos – Encantado
Di Hellen – EncantadoDivine – Encantado
Finopel – Lajeado
Florestal e Boavistense – Lajeado
Fruki – Lajeado
Girando Sol – Arroio do Meio
Gota Limpa – Imigrante
Hedera Cosméticos – Encantado
Languiru – Teutônia
Sulfrio – Lajeado
Vinilady – Encantado
Expositores com fábricas no Vale
BRF – Lajeado, Teutônia e Arroio do Meio
Vonpar – Arroio do Meio