Considerada o principal termômetro do comportamento do varejo, a Expoagas trouxe um sopro de otimismo quanto ao futuro da economia. Com mais de R$ 482 milhões em negócios realizados, o evento evidenciou a retomada de investimentos e encerrou com a sensação de que o pior da crise já passou.
A aproximação de um novo ciclo virtuoso na economia foi apontada por economistas e especialistas que participaram dos painéis de qualificação do evento. Apesar do otimismo, o alerta sobre a necessidade de aprimorar a eficiência dos negócios ecoou durante os três dias da feira.
Se historicamente as recessões precedem momentos de crescimento econômico, o grande legado da crise é justamente a necessidade de qualificar os processos de gestão. Mais do que ampliar os lucros nos momentos de euforia, uma administração eficiente garante a sobrevivência dos negócios mesmo durante a mais severa depressão.
Nesta edição do Negócios em Pauta, apresentamos as principais tendências e discussões realizadas no evento. Mais uma vez, as empresas do Vale do Taquari se destacaram nesta que é a maior feira do setor supermercadista do Conesul.
[bloco 1]
A trajetória de sucesso do diretor-presidente de uma das três principais agências de publicidade do RS é o tema da entrevista deste mês. Escolhido aos 33 anos para presidir a Escala, João Miragem é resultado de um processo de reestruturação acelerado pela mudança no panorama econômico.
Porto-alegrense formado em Administração de Empresas pela ESPM, Miragem é especialista em Comportamento do Consumidor e foi um dos destaques da 17ª Convenção CDL Lajeado. É um dos retratos de uma nova geração de executivos que remodela o mundo dos negócios ao romper com os padrões tradicionais.
A edição deste mês do caderno também apresenta os resultados do 7º Workshop Negócios em Pauta. O evento realizado em Guaporé abordou as linhas de crédito disponíveis tanto para empresas consolidadas quanto para novos empreendedores.
O diretor de negócios da Sicredi, Fabrício Tombini, e o gerente-adjunto de Planejamento do BRDE, Marlon Bentlin, falaram sobre as diferentes modalidades disponíveis no mercado e as formas para acessar empréstimos com juros reduzidos ou subsidiados.
Conforme os especialistas, o dinheiro está disponível por meio de programas de incentivo ao desenvolvimento. Se usado de forma adequada, o crédito pode ser uma ótima oportunidade para alavancar o crescimento dos negócios.
Na sessão de economia doméstica, tratamos sobre uma das principais vilãs da economia nacional, a tarifa de energia elétrica. Consultor de negócios da RGE Sul, Cristiano Silva dá dicas de como reduzir os gastos por meio da mudança dos hábitos de consumo e do investimento em novas tecnologias.
Boa Leitura!