Depois da quarta rodada, outros 17 times se classificaram no Regional Aslivata – Copa Certel/Sicredi. Eles se juntam a União Carneiros e Flor de Maio (titular) e Assespe (aspirante), já garantidos na fase eliminatória.
Assespe, Estudiantes e Aimoré são os únicos clubes classificados nas duas categorias. Além deles, no aspirante estão garantidos na próxima fase: Brasil (Marques de Souza), Bom Fim (Cruzeiro do Sul), Saidera (Teutônia), Rui Barbosa (Arroio do Meio), Imigrante (Estrela) e Rudibar (Bom Retiro do Sul).
No titular, outras 11 equipes também estão classificadas: Palanque e Flor de Maio (Venâncio Aires), 11 Amigos (Poço das Antas), União Carneiros (Lajeado), Ecas (Imigrante), Juventude (Brochier), Cruzeiro (Vespasiano Corrêa) e 7 de Setembro (Capitão).
Oito equipes seguem sem vencer
A competição teve 96 partidas nas categorias titular e aspirante. Mesmo com a grande quantidade de jogos, há 11 equipes continuam sem vencer.
Pela categoria titular, cinco estão nessa situação, enquanto que seis clubes não venceram na aspirante.
Bom Fim, de Cruzeiro do Sul, amarga a pior colocação. A equipe está sem pontuar e perdeu os quatro jogos, sendo dois de goleadas – 10 a 1 para o Juventude-Bro e 7 a 0 para o União Carneiros.
No aspirante, o atual campeão da categoria, União Campestre segue sem vencer na competição. No domingo, o time estava vencendo o Gaúcho por 3 a 0, teve dois jogadores expulsos e cedeu o empate. Outros times que ainda não tiveram êxito nesta temporada são: 11 Amigos, Ecas, 25 de Julho, Juventude-Bro e Sete de Setembro.
Goleadas na quarta rodada
A quarta rodada do Regional ficou marcada por sete goleadas. No total, as 29 partidas registraram 107 gols – média superior a 3 por partida. A maior delas foi registrada na categoria veterana. Em Encantado, o União venceu o Rudibar por 12 a 0 – gols de César Reckziegel, em cinco oportunidades, Marcos Fachini, três, Moisés, dois, Tiago Marchese e Adilar Togni, uma vez cada. O outro placar elástico da categoria ficou por conta da Assespe, que venceu o Arroio Alegrense por 4 a 1, em Forquetinha.
No aspirante o destaque ficou para o Aimoré que venceu o 7 de Setembro por 5 a 2. Já na categoria titular, o grupo D foi o que mais se destoou na rodada. Em Westfália, o Juventude venceu a primeira na competição. Jogando em casa, o time derrotou o Guarani Mirim por 5 a 0 – quatro gols de Vanderlei dos Santos Steinhorst e outro de Róger Werkhausen.
Em Estrela, o 7 de Setembro aplicou 4 a 0 no Aimoré. Em Lajeado, o Estudiantes venceu de virada o Imigrante por 5 a 1. E em Taquari, o Palanque goleou o Taquariense por 4 a 1.
Destacam no veterano
Diferente dos últimos três anos quando na primeira fase União e Juventude destoavam das demais, neste ano apresenta outras duas equipes como as melhores. Assespe e Gaúcho são os únicos clubes que ainda não perderam nas primeiras quatro rodadas e caminham a passos largos para a classificação.
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br